Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32693
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barros, Marcilene Gaspar | - |
dc.contributor.author | Soares, Maria Elias | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-07T18:52:50Z | - |
dc.date.available | 2018-06-07T18:52:50Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Marcilene Gaspar; SOARES, Maria Elias. Revisão de textos: considerações sobre atividades individuais e colaborativas. In: JORNADA DO GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE, 24, 2012, Natal. Anais... Natal: Editora Contexto, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7473-931-3 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32693 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Operaçoes mentais e planejamento | pt_BR |
dc.subject | Planejar, escrever e revisar textos | pt_BR |
dc.title | Revisão de textos: considerações sobre atividades individuais e colaborativas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Vista de uma perspectiva cognitiva, a escrita é caracterizada como um processo de etapas sucessivas e recursivas (HAYES e FLOWER, 1980), no qual o sujeito realiza determinadas operações mentais ao planejar, escrever e revisar o texto (CAMPS, 2006). O interesse em compreender esse processo de sencadeou um grande número de estudos acerca da escrita (SERAFINI,1992;GAFFURI e MENEGASSI, 2010; PÉCORA, 2011), sendo que muitos desses estudos têm se dedicado à revisão detextos (GONÇALVES, 1992; CARVALHO, 2002; SOARES, 2003; BEZERRA, 2007; SOARES 2011). Nessa etapa, que, embora recursiva, pode ocorrer de forma mais pontual após a escrita, o autor, geralmente, lê o texto e o avalia, tendo em vista a necessidade de rever alguns aspectos e realizar possíveis mudanças para atingir objetivos por ele delineados. Apesar do volume de trabalhos realizados e da contribuição e relevância desses, acreditamos, assim como Serafini (1992), que a revisão ainda precisa ser muito debatida com os alunos em sala de aula, uma vez que essa etapa não tem recebido a devida atenção por parte da escola. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_eve_mgbarrosmesoares.pdf | 246,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.