Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32693
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarros, Marcilene Gaspar-
dc.contributor.authorSoares, Maria Elias-
dc.date.accessioned2018-06-07T18:52:50Z-
dc.date.available2018-06-07T18:52:50Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationBARROS, Marcilene Gaspar; SOARES, Maria Elias. Revisão de textos: considerações sobre atividades individuais e colaborativas. In: JORNADA DO GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE, 24, 2012, Natal. Anais... Natal: Editora Contexto, 2012.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7473-931-3-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32693-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectOperaçoes mentais e planejamentopt_BR
dc.subjectPlanejar, escrever e revisar textospt_BR
dc.titleRevisão de textos: considerações sobre atividades individuais e colaborativaspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrVista de uma perspectiva cognitiva, a escrita é caracterizada como um processo de etapas sucessivas e recursivas (HAYES e FLOWER, 1980), no qual o sujeito realiza determinadas operações mentais ao planejar, escrever e revisar o texto (CAMPS, 2006). O interesse em compreender esse processo de sencadeou um grande número de estudos acerca da escrita (SERAFINI,1992;GAFFURI e MENEGASSI, 2010; PÉCORA, 2011), sendo que muitos desses estudos têm se dedicado à revisão detextos (GONÇALVES, 1992; CARVALHO, 2002; SOARES, 2003; BEZERRA, 2007; SOARES 2011). Nessa etapa, que, embora recursiva, pode ocorrer de forma mais pontual após a escrita, o autor, geralmente, lê o texto e o avalia, tendo em vista a necessidade de rever alguns aspectos e realizar possíveis mudanças para atingir objetivos por ele delineados. Apesar do volume de trabalhos realizados e da contribuição e relevância desses, acreditamos, assim como Serafini (1992), que a revisão ainda precisa ser muito debatida com os alunos em sala de aula, uma vez que essa etapa não tem recebido a devida atenção por parte da escola. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_mgbarrosmesoares.pdf246,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.