Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32516
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Relações de poder e as categorias históricas da ordenação, da duração e da simultaneidade na escola |
Autor : | Ribeiro, Luís Távora Furtado |
Palabras clave : | Relações de poder;Categorias históricas e escola;Historic categories and school;Power relationship |
Fecha de publicación : | 2014 |
Editorial : | Revista História Helikon |
Citación : | Ribeiro, L. T. F. (2014) |
Resumen en portugués brasileño: | No ensaio a seguir, após breve reflexão sobre desafios atuais da teoria da ciência, apresentamos uma reflexão sobre a utilização de categorias nas ciências humanas e particularmente na Teoria da História. Para tanto, recorremos aos estudos de Hawking (1987), Bergson (2012), Benjamin (2002) e Ribeiro e Marques (2001) sobre a relação da ciência com o tempo e do tempo na história em sua relação com a reflexão sobre as relações de poder na sociedade a partir da escola. Na segunda parte do artigo, falamos sobre a utilização dessas categorias históricas e o trabalho pedagógico na educação escolar, em especial as que denominamos aqui como a contemporaneidade, a ordenação temporal, a duração do tempo e a simultaneidade. |
Abstract: | In the following essay, after brief reflection on current challenges of scientific theory, we present a discussion on the use of categories in the social sciences and particularly in the theory of history. For that, we turn to the study of Hawking (1987), Bergson (2012), Benjamin (2002) and Ribeiro and Marques (2001) on the relationship of science with time and the time of history about power relations in society from school. In the second part of the article, we talked about the use of these historical categories and pedagogical work in school,, especially those we define as: the contemporaneity, the temporal ordering, the length of time and simultaneity |
Descripción : | RIBEIRO, Luís Távora Furtado. Relações de poder e as categorias históricas da ordenação, da duração e da simultaneidade na escola. Revista História Helikon, Curitiba, v.1, n.1, p.148-165, jan./jun. 2014. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32516 |
ISSN : | 2357-9366 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_art_ltfribeiro.pdf | 168,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.