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dc.contributor.authorRibeiro, Luís Távora Furtado-
dc.date.accessioned2018-06-04T18:44:19Z-
dc.date.available2018-06-04T18:44:19Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationRibeiro, L. T. F. (2014)pt_BR
dc.identifier.issn2357-9366-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32516-
dc.descriptionRIBEIRO, Luís Távora Furtado. Relações de poder e as categorias históricas da ordenação, da duração e da simultaneidade na escola. Revista História Helikon, Curitiba, v.1, n.1, p.148-165, jan./jun. 2014.pt_BR
dc.description.abstractIn the following essay, after brief reflection on current challenges of scientific theory, we present a discussion on the use of categories in the social sciences and particularly in the theory of history. For that, we turn to the study of Hawking (1987), Bergson (2012), Benjamin (2002) and Ribeiro and Marques (2001) on the relationship of science with time and the time of history about power relations in society from school. In the second part of the article, we talked about the use of these historical categories and pedagogical work in school,, especially those we define as: the contemporaneity, the temporal ordering, the length of time and simultaneitypt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista História Helikon-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelações de poderpt_BR
dc.subjectCategorias históricas e escolapt_BR
dc.subjectHistoric categories and schoolpt_BR
dc.subjectPower relationshippt_BR
dc.titleRelações de poder e as categorias históricas da ordenação, da duração e da simultaneidade na escolapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo ensaio a seguir, após breve reflexão sobre desafios atuais da teoria da ciência, apresentamos uma reflexão sobre a utilização de categorias nas ciências humanas e particularmente na Teoria da História. Para tanto, recorremos aos estudos de Hawking (1987), Bergson (2012), Benjamin (2002) e Ribeiro e Marques (2001) sobre a relação da ciência com o tempo e do tempo na história em sua relação com a reflexão sobre as relações de poder na sociedade a partir da escola. Na segunda parte do artigo, falamos sobre a utilização dessas categorias históricas e o trabalho pedagógico na educação escolar, em especial as que denominamos aqui como a contemporaneidade, a ordenação temporal, a duração do tempo e a simultaneidade.pt_BR
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