Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32417
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | A racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberes |
Autor : | Therrien, Jacques Azevedo, Maria Raquel de Carvalho Lacerda, Cecília Rosa |
Palabras clave : | Pedagogical rationale;Intersubjectivity;Learning;Aprendizagem;Racionalidade pedagógica;Intersubjetividade;Mediação pedagógica |
Fecha de publicación : | 2017 |
Editorial : | Educação & Formação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
Citación : | Therrien, J.; Azevedo, M. R. C.; Lacerda, C. R. (2017) |
Resumen en portugués brasileño: | O estudo focaliza o saber ensinar como uma competência objeto de formação específica na instituição universitária: envolve a práxis de um sujeito mediador de aprendizagem cujo desempenho afeta tanto a sua própria identidade como a dos sujeitos aprendizes que dela participam. Situa o fenômeno da aprendizagem em contexto de relações intersubjetivas de comunicação dialógica sob o prisma da mediação movida por uma racionalidade produtora de sentidos e significados pela transformação pedagógica dos conteúdos de ensino. Dá-se ênfase à racionalidade da dinâmica que configura a relação intersubjetiva no trabalho docente, concebendo esta como racionalidade pedagógica que requer competência comunicativa e dialógica, fonte de reflexividade crítica e transformadora. A epistemologia da práxis subjacente à abordagem do estudo é geradora de processos de formação integral e permanente em perspectiva de emancipação profissional e cidadã. |
Abstract: | The study is focused on teaching knowledge as a skill that becomes the specific training goal at university institutions: it involves the praxis of a mediator learning subject whose performance affects both his/her own identity as well as that of the learners who participate in the process. It places the learning phenomenon in a context of dialogic and intersubjective communication interactions under the prism of a mediation moved by a meaning and sense producing rationale, achieved through the pedagogical transformation of teaching contents. Emphasis is given to the dynamics rationality that typifies the intersubjective relation in the teaching performance, conceiving it as a pedagogical rationale that requires communicative and dialogic competence as a source of a critical and transforming reflexivity. The subjacent praxis epistemology applied to this study generates integral and permanent training processes with the perspective of a professional and citizen-wise empowerment. |
Descripción : | THERRIEN, Jacques; AZEVEDO, Maria Raquel de Carvalho; LACERDA, Cecília Rosa. A racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberes. Educação & Formação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, v. 2, n. 6, p. 186-199, set./dez. 2017. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32417 |
ISSN : | 2448-3583 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_jtherrienmrcazevedocrlacerda.pdf | 436,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.