Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32417
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTherrien, Jacques-
dc.contributor.authorAzevedo, Maria Raquel de Carvalho-
dc.contributor.authorLacerda, Cecília Rosa-
dc.date.accessioned2018-05-30T13:40:18Z-
dc.date.available2018-05-30T13:40:18Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationTherrien, J.; Azevedo, M. R. C.; Lacerda, C. R. (2017)pt_BR
dc.identifier.issn2448-3583-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32417-
dc.descriptionTHERRIEN, Jacques; AZEVEDO, Maria Raquel de Carvalho; LACERDA, Cecília Rosa. A racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberes. Educação & Formação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, v. 2, n. 6, p. 186-199, set./dez. 2017.pt_BR
dc.description.abstractThe study is focused on teaching knowledge as a skill that becomes the specific training goal at university institutions: it involves the praxis of a mediator learning subject whose performance affects both his/her own identity as well as that of the learners who participate in the process. It places the learning phenomenon in a context of dialogic and intersubjective communication interactions under the prism of a mediation moved by a meaning and sense producing rationale, achieved through the pedagogical transformation of teaching contents. Emphasis is given to the dynamics rationality that typifies the intersubjective relation in the teaching performance, conceiving it as a pedagogical rationale that requires communicative and dialogic competence as a source of a critical and transforming reflexivity. The subjacent praxis epistemology applied to this study generates integral and permanent training processes with the perspective of a professional and citizen-wise empowerment.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEducação & Formação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogical rationalept_BR
dc.subjectIntersubjectivitypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectRacionalidade pedagógicapt_BR
dc.subjectIntersubjetividadept_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.titleA racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO estudo focaliza o saber ensinar como uma competência objeto de formação específica na instituição universitária: envolve a práxis de um sujeito mediador de aprendizagem cujo desempenho afeta tanto a sua própria identidade como a dos sujeitos aprendizes que dela participam. Situa o fenômeno da aprendizagem em contexto de relações intersubjetivas de comunicação dialógica sob o prisma da mediação movida por uma racionalidade produtora de sentidos e significados pela transformação pedagógica dos conteúdos de ensino. Dá-se ênfase à racionalidade da dinâmica que configura a relação intersubjetiva no trabalho docente, concebendo esta como racionalidade pedagógica que requer competência comunicativa e dialógica, fonte de reflexividade crítica e transformadora. A epistemologia da práxis subjacente à abordagem do estudo é geradora de processos de formação integral e permanente em perspectiva de emancipação profissional e cidadã.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_jtherrienmrcazevedocrlacerda.pdf436,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.