Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32399
Tipo: Artigo de Evento
Título : Educação musical cearense: um projeto piloto
Autor : Parente, Filipe Ximenes
Rogério, Pedro
Albuquerque, Luiz Botelho
Palabras clave : Educação musical;Música cearense;Prática docente em música
Fecha de publicación : 2014
Citación : Parente, F. X.; Rogério, P.; Albuquerque, L. B. (2014)
Resumen en portugués brasileño: A experiência de musicalização com o uso de repertório musical regional é um tema já apresentado com sucesso por alguns teóricos da pedagogia musical. Dentre esses temos Zoltan Kodály, que desenvolveu um trabalho de musicalização na Húngria com músicas próprias da região; o músico e compositor Heitor VillaLobos que desenvolveu um projeto com o Canto Orfeônico, difundindo as ideias de coletividade e civismo, tendo em seu repertório músicas cívicas e hinos pátrios; Alberto Nepomuceno, considerado o “pai” do nacionalismo na música erudita brasileira, tinha também, um trabalho com a música local, onde criou várias óperas inspiradas nesse tipo de música. Essa pesquisa analisa a aplicação de um projeto pedagógico no ensino de música com a inserção de um repertório musical cearense; utilizando como referência quatro compositores destacados em trabalhos acadêmicos, além de trabalhos desenvolvidos, por estes, no campo midiático. Os compositores são: Belchior; Ednardo; Raimundo Fagner e Rodger Rogério. Tais compositores fazem parte do movimento musical cearense conhecido como Pessoal do Ceará. (ROGÉRIO, 2008). Essa pesquisa tem uma abordagem qualitativa com características de um estudo de caso, pois objetiva investigar um fenômeno contemporâneo, buscando uma profundidade no estudo e na análise dos dados obtidos. Usamos como referência teórica para a análise de dados os autores: Pierre Bourdieu (2013); Keith Swanwick (2003); Maurice Tardif (2002). Está sendo desenvolvida em uma escola municipal de Fortaleza/Ceará. Os resultados da pesquisa são parciais e apontam para uma boa viabilidade de desenvolvimento do trabalho no campo escolar, buscando desvelar como se desenvolve uma prática docente em música, tendo como repertório principal a música cearense.
Descripción : PARENTE, Filipe Ximenes; ROGÉRIO, Pedro; ALBUQUERQUE, Luiz Botelho. Educação musical cearense: um projeto piloto. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO., 15., 11-14 set. 2014, Fortaleza, Anais... Fortaleza, 2014.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32399
ISSN : 2317-0093
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_eve_fxparente;progerio;lbalbuquerque.pdf186,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.