Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32399
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Educação musical cearense: um projeto piloto |
Authors: | Parente, Filipe Ximenes Rogério, Pedro Albuquerque, Luiz Botelho |
Keywords: | Educação musical;Música cearense;Prática docente em música |
Issue Date: | 2014 |
Citation: | Parente, F. X.; Rogério, P.; Albuquerque, L. B. (2014) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A experiência de musicalização com o uso de repertório musical regional é um tema já apresentado com sucesso por alguns teóricos da pedagogia musical. Dentre esses temos Zoltan Kodály, que desenvolveu um trabalho de musicalização na Húngria com músicas próprias da região; o músico e compositor Heitor VillaLobos que desenvolveu um projeto com o Canto Orfeônico, difundindo as ideias de coletividade e civismo, tendo em seu repertório músicas cívicas e hinos pátrios; Alberto Nepomuceno, considerado o “pai” do nacionalismo na música erudita brasileira, tinha também, um trabalho com a música local, onde criou várias óperas inspiradas nesse tipo de música. Essa pesquisa analisa a aplicação de um projeto pedagógico no ensino de música com a inserção de um repertório musical cearense; utilizando como referência quatro compositores destacados em trabalhos acadêmicos, além de trabalhos desenvolvidos, por estes, no campo midiático. Os compositores são: Belchior; Ednardo; Raimundo Fagner e Rodger Rogério. Tais compositores fazem parte do movimento musical cearense conhecido como Pessoal do Ceará. (ROGÉRIO, 2008). Essa pesquisa tem uma abordagem qualitativa com características de um estudo de caso, pois objetiva investigar um fenômeno contemporâneo, buscando uma profundidade no estudo e na análise dos dados obtidos. Usamos como referência teórica para a análise de dados os autores: Pierre Bourdieu (2013); Keith Swanwick (2003); Maurice Tardif (2002). Está sendo desenvolvida em uma escola municipal de Fortaleza/Ceará. Os resultados da pesquisa são parciais e apontam para uma boa viabilidade de desenvolvimento do trabalho no campo escolar, buscando desvelar como se desenvolve uma prática docente em música, tendo como repertório principal a música cearense. |
Description: | PARENTE, Filipe Ximenes; ROGÉRIO, Pedro; ALBUQUERQUE, Luiz Botelho. Educação musical cearense: um projeto piloto. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO., 15., 11-14 set. 2014, Fortaleza, Anais... Fortaleza, 2014. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32399 |
ISSN: | 2317-0093 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_fxparente;progerio;lbalbuquerque.pdf | 186,84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.