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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32299
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uma proposta de sequência didática para elaboração de um glossário multimodal a partir do léxico presente no romance regionalista O quinze, de Rachel de Queiroz |
Autor(es): | Barros, Raquel de Maria Queiroz |
Orientador: | Aragão, Maria do Socorro Silva de |
Palavras-chave: | Léxico;Variação;Glossário;Multimodalidade |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | BARROS, Raquel de Maria Queiroz. Uma proposta de sequência didática para elaboração de um glossário multimodal a partir do léxico presente no romance regionalista O quinze, de Rachel de Queiroz. 2018. 152f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), Fortaleza (CE), 2018. |
Resumo: | O léxico propala-se como o aspecto linguístico que mais reflete a cultura de uma sociedade. É, também, veículo pelo qual se expande o processo de ensino-aprendizagem de língua materna e se confirma a condição dinâmica da língua. Os falares regionais, por sua vez, permeiam a identidade e a origem de um povo, o que requer um olhar tão abrangente como a própria concepção de heterogeneidade e multiplicidade da língua. Nota-se, contudo, o alheamento de educandos em relação à compreensão de determinados termos e expressões contidos na literatura regional. Assim como, no Ceará, percebem-se estudos embrionários em crítica lexicográfica, o que contribui para sua invisibilidade como instrumento de apoio ao ensino de Língua Portuguesa. Nesse contexto, o foco desta pesquisa pautou-se no estudo do léxico presente no romance regionalista O Quinze, de Rachel de Queiroz, através de uma proposta de sequência didática com vistas à construção de um glossário multimodal de termos, expressões e variantes extraídos dessa obra, com sustentáculo na tríade léxico x sociedade x cultura, destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino. Na interface de reflexões pedagógicas, inseriu-se o educando como protagonista do processo de produção de obras lexicográficas, em um contexto marcado pelo emprego de mídias impressas, audiovisuais e telemáticas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa-ação, vez que os dados observados no transcurso do trabalho foram significativos para fins de construção de uma prática pedagógica eficaz na resolução de um problema coletivo, com base no arcabouço metodológico proposto por Dolz; Noverraz; Schneuwly (2004). Como aporte teórico, no âmbito das Ciências do Léxico, vislumbram-se os trabalhos de Pottier (1963, 1974), Biderman (1978, 2001), Oliveira e Isquerdo (2001) e Aragão (1984, 2013, 2017). No que concerne às variações diatópicas, diastráticas e diafásicas, a Dialetologia apresenta-se através dos estudos de Aragão (1983, 2006), a Sociolinguística, de Labov (1972), Bagno (2002) e Mollica (2004) e a Etnolinguística, de Coseriu (1990) e Aragão (2013). Para sistematização dos glossários, inferiram-se os estudos de Barbosa (2001) e Pontes (2009). Anotam-se, também, as contribuições de Demo (2008) e Dionísio (2014), no tocante à inserção da multimodalidade como estratégia didática para o aperfeiçoamento da microestrutura e da macroestrutura. Por derradeiro, a análise de dados permitiu a identificação de 83 verbetes, com paradigmas de entrada, abonação, acepção, remissão e categoria gramatical. Destes, 84% advém de lexias simples, 7% de lexias compostas, 5% de lexias textuais e 4% de lexias complexas. Comprovou-se, assim, a eficácia da sequência didática no tocante à competência escrita de uma obra lexicográfica. |
Résumé: | Le lexique est proposé comme l'aspect linguistique qui reflète le mieux la culture d'une société. C'est aussi un véhicule par lequel le processus d'enseignement-apprentissage de la langue maternelle se développe et la condition dynamique de la langue est confirmée. Les discours régionaux, à leur tour, imprègnent l'identité et l'origine d'un peuple, ce qui nécessite un regard aussi complet que la conception même de l'hétérogénéité et de la multiplicité de la langue. Cependant, il y a un manque de sensibilisation des étudiants à propos de certains termes et expressions contenus dans la littérature régionale. Comme au Ceará, des études embryonnaires en critique lexicographique sont perçues, ce qui contribue à son invisibilité en tant qu'instrument pour soutenir l'enseignement de la langue portugaise. Dans ce contexte, l'objectif de cette recherche a été guidée dans ce lexique de l'étude sur le roman régionaliste O Quinze de Rachel de Queiroz, par le biais d'une proposition de séquence didactique visant à la construction d'un glossaire multimodal des termes, expressions et variations extraites de ce travail , avec le soutien de la triade lexicale x société et culture, destiné aux élèves de la neuvième année du réseau de l'école élémentaire de l'éducation publique. Dans l'interface de réflexions pédagogiques, faisait partie de l'étudiant comme protagoniste du lexicographique fonctionne le processus de production, dans un contexte marqué par l'utilisation de la presse écrite, audiovisuelle et télématique. Par conséquent, il y avait une recherche d'action, étant donné que les données observées au cours des travaux ont été importants à des fins de construction pratique d'enseignement efficace dans la résolution d'un problème collectif, fondé sur le cadre méthodologique proposé par Dolz; Noverraz; Schneuwly (2004). En tant que base théorique, dans les sciences de lexique, si le travail envision Pottier (1963, 1974), Biderman (1978, 2001), Oliveira et Isquerdo (2001) et Aragon (1984, 2013, 2017). En ce qui concerne les variations de diatópicas diastráticas et diaphasique le Dialectologie est présenté dans la perspective d'Aragon (1983, 2006), Sociolinguistique, par Labov (1972) Bagno (2002) et Mollica (2004) et Ethnolinguistique pour Coseriu (1990) et Aragão (2013). Pour la systématisation des glossaires, les études de Barbosa (2001) et de Bridges (2009) ont été déduites. Note est également la contribution Demo (2008) et Dionísio (2014), en ce qui concerne l'inclusion de la multimodalité en tant que stratégie d'enseignement pour améliorer la microstructure et macrostructure. Enfin, l'analyse des données a permis l'identification de 83 entrées, avec des paradigmes d'entrée, d'abrogation, d'acceptation, de rémission et de catégories grammaticales. Parmi ceux-ci, 84% proviennent de lexies simple, 7% de lexies composites, 5% de lexies textuelles et 4% de lexies complexes. L'efficacité de la séquence didactique a ainsi été vérifiée par rapport à la compétence écrite d'une oeuvre lexicographique. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32299 |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC |
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