Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32297
Type: | Resumo |
Title: | Projeto Jacques Klein: ressoando vidas |
Authors: | Alcântara, Hayrles da Conceição Freitas de Ying, Liu Man |
Keywords: | Iniciação musical;Formação humana;Musicalização |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | ALCÂNTARA, Hayrles da Conceição Freitas de Moraes; YING, Liu Man. Projeto Jacques Klein: Ressoando Vidas. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3). |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho trata-se de um relato de experiência das atividades desenvolvidas pela presente autora enquanto bolsista da Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará (Secult – Arte/UFC), em sua atuação no projeto social Jacques Klein nas turmas de iniciação musical do núcleo da Casa José de Alencar no turno da tarde, durante o primeiro semestre de 2016. O projeto Jacques Klein foi criado pelo Instituto Beatriz e Lauro Fiuza e oferece formação musical à aproximadamente 400 crianças e jovens de Fortaleza que vivem em bairros com altos índices de vulnerabilidade social. O instituto possui uma sede no bairro Conjunto Jardim União II e dois núcleos, um no bairro Henrique Jorge e outro no bairro José Alencar. O relato de experiência descrito tem como objetivo refletir sobre as principais atividades ocorridas nas turmas indicadas, assim como a significância das atividades paralelas proporcionadas pelo projeto a fim de promover a cidadania. Como fundamentação teórica tem-se: “Música (s) e seu ensino”, de Maura Penna (2009), onde encontra-se um parecer crítico sobre o ensino de música, sobre a musicalização e os desafios desse campo do saber. Utilizou-se também as obras de Paulo Freire (2013; 2005), “Pedagogia da autonomia” e “Pedagogia do oprimido”. Para tal trabalho, seguiu-se uma metodologia de abordagem qualitativa através de uma pesquisa-ação, realizando uma coleta de dados através das análises dos planejamentos, registros fotográficos das aulas, verificação das anotações nos diários de campo e análise fundamentada teoricamente. O trabalho contribui para a apresentação de várias atividades de musicalização, tendo com isso a preocupação em incrementar as reflexões sobre o tema, além de corroborar com a importância da música como agente de resgate social e de grande pertinência à formação humana. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32297 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | ECA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_hcfmalcantara.pdf | 49,76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.