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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32297
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Alcântara, Hayrles da Conceição Freitas de | - |
dc.contributor.author | Ying, Liu Man | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-25T14:24:14Z | - |
dc.date.available | 2018-05-25T14:24:14Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | ALCÂNTARA, Hayrles da Conceição Freitas de Moraes; YING, Liu Man. Projeto Jacques Klein: Ressoando Vidas. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32297 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Iniciação musical | pt_BR |
dc.subject | Formação humana | pt_BR |
dc.subject | Musicalização | pt_BR |
dc.title | Projeto Jacques Klein: ressoando vidas | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho trata-se de um relato de experiência das atividades desenvolvidas pela presente autora enquanto bolsista da Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará (Secult – Arte/UFC), em sua atuação no projeto social Jacques Klein nas turmas de iniciação musical do núcleo da Casa José de Alencar no turno da tarde, durante o primeiro semestre de 2016. O projeto Jacques Klein foi criado pelo Instituto Beatriz e Lauro Fiuza e oferece formação musical à aproximadamente 400 crianças e jovens de Fortaleza que vivem em bairros com altos índices de vulnerabilidade social. O instituto possui uma sede no bairro Conjunto Jardim União II e dois núcleos, um no bairro Henrique Jorge e outro no bairro José Alencar. O relato de experiência descrito tem como objetivo refletir sobre as principais atividades ocorridas nas turmas indicadas, assim como a significância das atividades paralelas proporcionadas pelo projeto a fim de promover a cidadania. Como fundamentação teórica tem-se: “Música (s) e seu ensino”, de Maura Penna (2009), onde encontra-se um parecer crítico sobre o ensino de música, sobre a musicalização e os desafios desse campo do saber. Utilizou-se também as obras de Paulo Freire (2013; 2005), “Pedagogia da autonomia” e “Pedagogia do oprimido”. Para tal trabalho, seguiu-se uma metodologia de abordagem qualitativa através de uma pesquisa-ação, realizando uma coleta de dados através das análises dos planejamentos, registros fotográficos das aulas, verificação das anotações nos diários de campo e análise fundamentada teoricamente. O trabalho contribui para a apresentação de várias atividades de musicalização, tendo com isso a preocupação em incrementar as reflexões sobre o tema, além de corroborar com a importância da música como agente de resgate social e de grande pertinência à formação humana. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ECA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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