Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32175
Tipo: TCC
Título : Inclusão de alunos com deficiência intelectual em bibliotecas escolares: perspectivas e desafios das bibliotecas escolares no município de Eusébio - CE
Autor : Sousa, Jéssika Santos
Tutor: Costa, Maria de Fátima Oliveira
Palabras clave : Deficiência intelectual;Biblioteca escolar;Biblioteca inclusiva;Intellectual disability;School library;Inclusive library
Fecha de publicación : 2017
Citación : Sousa, J. S.; Costa, M. F. O. (2017)
Resumen en portugués brasileño: Apresenta as perspectivas e desafios acerca da inclusão de alunos com Deficiência Intelectual nas bibliotecas das escolas públicas do município de Eusébio do estado do Ceará. O objetivo geral é identificar e analisar a situação da inclusão do deficiente intelectual nas bibliotecas de escola pública no referido município, tendo como objetivos específicos: a) Verificar a inclusão escolar dos alunos com deficiência intelectual; b) Diagnosticar o perfil das bibliotecas de escola pública que recebem alunos com deficiência intelectual no município de Eusébio; c) Identificar as dificuldades encontradas na inclusão desse público na biblioteca escolar; d) Analisar a situação dos alunos deficientes nessas bibliotecas escolares. Busca responder os seguintes questionamentos: a) como acontece a inclusão de alunos com deficiência intelectual na biblioteca de escola pública?; b) a biblioteca escolar está preparada para o atendimento a estes alunos? No plano teórico baseia-se nos autores Coneglian, Costa, Marcolino, Rossato, Ló e em documentos legislativos, artigos científicos na área da Educação, Ciência da Informação, Medicina e livros na área da Biblioteconomia e pesquisa científica. O campo de pesquisa empírica foram as escolas da região sede do município de Eusébio. Na coleta de dados optou-se por questionário com dez perguntas, sendo algumas delas abertas, outras fechadas e mistas, e visita nas escolas. O trabalho resultou que as escolas foram favoráveis com o propósito e objetivo da pesquisa. Portanto, consideram relevante ao atendimento de demandas desses usuários.
Abstract: Introduce the perspectives and challenges on the inclusion of students with Intellectual Disability in the public-school libraries of the city of Eusebio, in the state of Ceará. The objective is to identify and analyze a situation of inclusion of the intellectual disabled in public school libraries in the related city, with specific objectives: a) To verify the school inclusion of students with intellectual disabilities; b) Diagnose the profile of the public school libraries that receive students with intellectual disabilities, in the city of Eusebio; C) Identify the difficulties encountered in the inclusion of this public in the school library; D) Analyze a situation of disabled students in these school libraries. It seeks to answer the following questions: a) how does the inclusion of students with intellectual disabilities in the public-school library? b) Is a school library prepared to serve these students? At the theoretical level, it is based on the authors Coneglian, Costa, Marcolino, Rossato, Ló and in legislative documents, scientific articles in the area of Education, Information Science, Medicine and books in the area of Librarianship and scientific research. The field of empirical research as schools of the region headquarters of the city of Eusebio. In the data collection a questionnaire was chosen with ten questions, some of them open, others closed and mixed, and school visits. The work resulted in how schools were supportive with the purpose and purpose of the research. Please consider meeting the demands of users.
Descripción : SOUSA, Jéssika Santos. Inclusão de alunos com deficiência intelectual em bibliotecas escolares: perspectivas e desafios das bibliotecas escolares no município de Eusébio - CE. 2017. 52f. - TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2017.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32175
Aparece en las colecciones: BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_tcc_jssousa.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.