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Tipo: TCC
Título : Moda, corpo e classe social: a percepção da sensualidade feminina entre mulheres consumidoras do Buraco da Gia
Título en inglés: Fashion, body and social class: the perception of female sensuality among women consumers of the Gia Buraco
Autor : Barboza, Jéssica Maria Farias
Tutor: Mota, Maria Dolores de Brito
Palabras clave : Sensualidade;mulheres;vestuário;moda
Fecha de publicación : 14-feb-2017
Citación : BARBOZA, Jéssica Maria Farias. Moda, corpo e classe social: a percepção da sensualidade feminina entre mulheres consumidoras do Buraco da Gia. 2016. 46 f. Monografia de graduação em Design-Moda - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, 2017
Resumen en portugués brasileño: O vestuário atuou e atua como referência histórica e cultural ao longo dos anos, e, a partir da observação do mesmo podemos descobrir muito sobre determinado tempo e sociedade. Ao longo dos anos as mulheres foram as mais “afetadas” por esse sistema denominado moda, cada vez mais bombardeadas por informações das mídias, o corpo da mulher é sensualizado ao extremo com a ajuda do vestuário, peças no geral pequenas que destacam e deixam em evidência partes do corpo em um jogo de “mostra e esconde”. Independente da classe social essa imagem afeta as mulheres principalmente as mais jovens e de classes mais baixas e a forma como se veem. Esse trabalho aborda exatamente de que modo as mulheres de camadas populares se percebem como seres sensuais e até quanto elas absorvem essa imagem. Para isso foi realizado um estudo de caráter qualitativo através de pesquisas bibliográficas, documentais e de campo. A pesquisa de campo foi realizada ao longo de todo o presente ano com visitas e entrevistas no Buraco da Gia (local de compras populares da cidade de fortaleza Ce) com mulheres entre 17 a 25 anos consumidoras desse local e lojistas do mesmo. Percebeu-se que essa imagem vendida nos meios de comunicação tem uma grande influência sobre o modo de vestir dessas mulheres e da não percepção por elas mesmas desse fato.
Abstract: The clothing has acted and acts as a historical and cultural reference over the years, and from the observation of it we can discover much about a certain time and society. Over the years, women have been the most "affected" by this system called fashion, increasingly bombarded by information from the media, the woman's body is sensitized to the extreme with the help of clothing, generally small pieces that detach and leave in evidence body parts in a "show and hide" game. Regardless of social class, this image affects women, especially the younger and lower classes, and the way they look. This work addresses exactly how popular women perceive themselves as sensual beings and how much they absorb this image. For this, a qualitative study was carried out through bibliographical, documentary and field research. The field research was carried out throughout this year with visits and interviews at Buraco da Gia (popular shopping place in the city of Fortaleza Ce) with women between 17 and 25 years of consumption of this place and shopkeepers of the same. It has been noticed that this image sold in the media has a great influence on the way of dressing of these women and of the perception by themselves of that fact.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32024
Aparece en las colecciones: DESIGN MODA - Monografias

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