Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31919
Type: TCC
Title: Ensino de Física na rede pública estadual: estudo de caso na E.E.F.M Teodorico Teles de Quental, Crato-CE
Authors: Pereira, José Alberto
Advisor: Lima, Kellen Cristina Vilhena
Keywords: Física - Estudo e ensino;Física (Ensino médio);Aprendizagem
Issue Date: 2014
Citation: PEREIRA, J. A. Ensino de Física na rede pública estadual: estudo de caso na E.E.F.M. Teodorico Teles de Quental, Crato-CE. 2014. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Barbalha, 2014.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho de pesquisa objetiva apresentar e discutir algumas das principais ações pedagógicas que vêm sendo desenvolvidas na escola E.E.F.M. Teodorico Teles de Quental, Crato-CE, desde 2011, visando a melhoria do Ensino de Física. Estas ações têm como princípio a construção do conhecimento científico a partir da produção de projetos elaborados pelos alunos com auxílio dos professores, dando ênfase ao trabalho com situações problemas, contextualizados e interdisciplinares. O trabalho começa com o diagnostico da aprendizagem do aluno quando ele inicia na escola no 1º ano do ensino médio, acompanhando sua aprendizagem durante os 3 anos do ensino médio. Entre as ações pedagógicas destacam-se as aulas interativas, grupos de estudo, feiras de ciências e olimpíadas científicas. Evidenciou-se que bons resultados precisam de tempo para surtir efeito, mas que vale a pena a dedicação dos professores e de todos que fazem a escola. A análise dos resultados globais comprovam que a escola vem crescendo a cada ano e, hoje, é referência em ensino de qualidade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31919
Appears in Collections:FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_tcc_japereira.pdf1,72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.