Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31880
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJimenez, Maria Susana Vasconcelos-
dc.contributor.authorAmorim, Maria Gorete Rodrigues de-
dc.date.accessioned2018-05-14T13:21:35Z-
dc.date.available2018-05-14T13:21:35Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationAmorim, M. G. R.; Jimenez, M. S. V.; Bertoldo, M. E. L. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31880-
dc.descriptionAMORIM, Maria Gorete Rodrigues de. Educação para o trabalho ou para a formação humana: a proposta educacional do capital para trabalhadores jovens materializada no Projovem. 2017. 187f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.description.abstractThe present thesis aims to analyze, in the light of ontological Marxism, the distinction between the education for work of the Bourgeois State, as spelled out in the “Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária - ProJovem - Urbano” (National Program for Youth Inclusion: Education, Qualification and Community Action) and the education for human formation. The selection of the above mentionned Program was not arbitrary, but based on the fact that, among other programs directed to youth education for work, ProJovem represents one of the most multifaceted and revealing actions of the Bourgeois State in favor of the capital. In this context the following question arises: from an ontological perspective, what is the distinction between education for work and education for humane formation? Under the current circumstances, it is necessary to critically analyze the State action as it refers to education, to reveal the essence of the capital’s educational project addressed to the poor and unemployed youth which is said to be in a condition of vulnerability. The method chosen to trail this research is of an ontological and socio-historical nature, aiming to capture the essence of the subject, and, thus, explore the limits imposed by the capital to the formation of the working class. The research is developed through bibliographical review and documental analysis. In terms of the bibliographical research, we attempt to apprehend the ontological nature of the relation between labour, education and human formation in accordance with Marx (2007, 2013, 2015) and Lukács (2013); retrieving, with the support of Ponce, Pistrak and Saviani, some important elements related to the history of education in the context of class societies; and, finally, approaching the question of education for work in the Bourgeois State, from the point of view of Marx and Mészáros. As for the documental research, we developed a critical analysis of the educational ideology expressed in the Global Monitoring Report on Learning and Education for Adults (UNESCO, 2010) and the objectives of the ProJovem Program. We conclude that the capital’s project of education, executed by the Bourgeois State, for the working class distance ourselves ever more from the possibilities of choice for the development of an educational process in the perspective of human formation. The capital’s solution – in a time of structural crisis and structural unemployment – for countries with a huge number of poor youngsters, is not only to educate the labour force to be sold to the capitalist, but also to prepare for the individual entrepreneurship, inducing the conformation with unemployment and submission to the underemployment in the informal market.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProJovempt_BR
dc.subjectFormação humanapt_BR
dc.subjectTrabalhadores.pt_BR
dc.subjectLabourpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectProJovempt_BR
dc.subjectHuman formationpt_BR
dc.subjectWorkers.pt_BR
dc.titleEducação para o trabalho ou para a formação humana: a proposta educacional do capital para trabalhadores jovens materializada no Projovem.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.co-advisorBertoldo, Maria Edna de Lima-
dc.description.abstract-ptbrA presente tese teve por objetivo analisar, à luz do marxismo ontológico, a distinção existente entre a educação para o trabalho, materializada no Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária (ProJovem) e a educação para a formação humana. A escolha do referido Programa para análise não foi feita arbitrariamente, visto que, dentre outros destinados à educação da juventude para o trabalho, este se constitui como um dos mais multifacetados e reveladores da ação reducionista do Estado burguês em função dos interesses do capital. Neste contexto, questionou-se: em que consiste, numa perspectiva ontológica, a distinção entre educação para o trabalho do Estado burguês e a educação para a formação humana? No atual contexto, fez-se necessário uma análise crítica da ação educacional do Estado, que desvelasse a essência do projeto de educação para o trabalho do capital, destinado a jovens pobres e desempregados e considerados em situação de vulnerabilidade social. O método empregado no caminho da pesquisa foi o ontológico histórico-social, com o objetivo de capturar a essência do objeto, e analisar criticamente os limites impostos pelo capital à formação da classe trabalhadora. A pesquisa se constituiu de estudo bibliográfico e análise documental. Em termos de pesquisa bibliográfica, busca-se a apreensão da natureza ontológica da relação entre trabalho, educação e formação humana tomando como base fundamentos ontológicos em Marx e Lukács; apresentando alguns elementos importantes para a recuperação histórica da educação nas sociedades de classes a partir de Ponce, Pistrak e Saviani; finalmente, abordando a questão da educação para o trabalho no Estado burguês a partir de Marx e Mészáros. Quanto à pesquisa documental, desenvolve-se uma análise crítica do ideário de educação encontrado no Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de Adultos (UNESCO, 2010), e dos objetivos do ProJovem. Conclui-se que o projeto de educação do capital, executado pelo Estado burguês para a classe trabalhadora, distancia-nos cada vez mais das possibilidades de escolha pelo desenvolvimento de um processo educativo da juventude pobre na perspectiva da formação humana. A saída encontrada pelo capital - em era de crise estrutural e desemprego estrutural – para países com uma imensa massa da juventude pobre, não é apenas educar a força de trabalho para ser vendida ao capitalista, mas também preparar para o empreendedorismo individual, induzindo à conformação com o desemprego e submissão ao subemprego no mercado informal.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tese_mgramorim.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.