Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31846
Type: | TCC |
Title: | Uma análise do processo de modelagem computacional aplicada ao ensino de tópicos de mecânica teórica com o uso do software Modellus |
Authors: | Domingos, Jorge Luiz Coelho |
Advisor: | Vasconcelos, Francisco Herbert Lima |
Keywords: | Física - Estudo e ensino;Modelagem computacional;Mecânica Teórica;Informática educativa;Software Modellus |
Issue Date: | 2010 |
Citation: | DOMINGOS, J. L. C. Análise do processo de modelagem computacional aplicada ao ensino de tópicos de mecânica teórica com o uso do software Modellus. 2010. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho relata a viabilidade da modelagem para o ensino de tópicos de Física na área da Mecânica Teórica por meio de atividades de modelagem utilizando como ferramenta o ambiente Modellus. Descreve uma análise baseada na correspondência do desenvolvimento do modelo com as etapas de modelagem propostas por Pietrocola (1999). Enfatiza três problemas clássicos que fazem parte da grade de disciplinas relacionadas com a mecânica clássica, onde usaremos o formalismo newtoniano. O primeiro problema analisado é o oscilador bidimensional, o segundo são os osciladores acoplados e o último trata do movimento de uma partícula carregada na presença de um campo eletromagnético. Basicamente, o desenvolvimento destes problemas no ambiente de modelagem Modellus, sugere, a fim de corresponder às etapas propostas, uma nova visão de classificação de atividade de modelagem. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31846 |
Appears in Collections: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2010_tcc_jlcdomingos.pdf | 2,13 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.