Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31831
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Pollyanne Bicalho | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Ive Marian de | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-10T13:31:44Z | - |
dc.date.available | 2018-05-10T13:31:44Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Ive Marian de. A transposição didática do gênero história em quadrinhos (HQ) no 9° ano do ensino fundamental. 2018. 215f. - Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), Fortaleza (CE), 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31831 | - |
dc.description.abstract | After decades of rejection by educators, comic books, in the beginning of the 90s, started to conquer their space in Brazilian classrooms. However, despite the advances achieved, negative representations of the genre still persist. Thus, and it is still necessary to adapt their possible applications to the needs of the teaching-learning process of reading and writing, surpassing the traditional conception that the comics are inferior and that must be present in teaching only in a moment of relaxation or as support for grammatical or textual questions. In this sense, with the greater intention of contributing significantly to the production ability of the HQ genre, as well as to improve students' written competence, this research analyzed the use of comic books as a didactic-pedagogical resource for teaching Portuguese in the ninth year of fundamental education, fomenting and guiding the appropriate use of the genre through a didactic sequence that enabled the students to improve not only the knowledge about the genre, but also their strategies of writing. As a theoretical framework, we chose Bakhtin for the discussion of the notion of genre, Eisner, Vergueiro, and Ramos for analysis of the comics insertion in teaching and in Dolz, Noverraz, and Schneuwly for the transposition of the genre in a didactic sequence. The analysis of the data allowed the identification of evolutions in the productions developed at the end of the didactic sequence, thus confirming its effectiveness for the teaching of comics. Therefore, we try to demonstrate through our results that through comics it is possible to achieve a productive and enjoyable language teaching. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Teaching and learning | pt_BR |
dc.subject | Didatic Sequence | pt_BR |
dc.title | A transposição didática do gênero história em quadrinhos (HQ) no 9° ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Após décadas de rejeição por parte dos educadores, as histórias em quadrinhos, a partir da década de 90, começaram a conquistar seu espaço nas salas de aula brasileiras. Porém, apesar dos avanços conseguidos, representações negativas do gênero persistem, sendo preciso ainda adequar suas aplicações possíveis às necessidades do processo de ensino e aprendizagem de leitura e escrita, superando a concepção tradicional de que as HQ são inferiores e que devem estar presentes no ensino apenas em momento de descontração ou como suporte para questões gramaticais ou de interpretação textual. Nesse sentido, com o intuito maior de contribuir significativamente para a habilidade de produção do gênero HQ, bem como aprimorar a competência escrita dos alunos, a presente pesquisa analisa o uso das HQ como recurso didático-pedagógico para o ensino de Língua Portuguesa no nono ano de ensino fundamental, fomentando e norteando o uso apropriado do gênero por meio de uma sequência didática, que possibilitou aos alunos aprimorarem não só o conhecimento sobre o gênero, como também suas estratégias de escrita. Como arcabouço teórico, recorre-se a Bakhtin (2003) para a discussão da noção de gênero, Eisner (1989), Vergueiro e Ramos (2009) para análise da inserção das HQ no ensino e em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para a transposição do gênero em uma sequência didática. A análise dos dados permite que sejam identificadas evoluções nas produções desenvolvidas ao final da sequência didática, comprovando, assim, sua eficácia para o ensino do gênero HQ. Busca-se demonstrar, portanto, por meio de resultados, que por intermédio das HQ é possível alcançar um ensino de língua prazeroso e produtivo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_dis_imcarvalho.pdf | 10,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.