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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31817
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Lima Júnior, Ronaldo Mangueira | - |
dc.contributor.author | Feitoza, Jussara Maria Morais | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-10T11:42:18Z | - |
dc.date.available | 2018-05-10T11:42:18Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | FEITOZA, Jussara Maria Morais. Contribuição da consciência fonológica e das correspondências grafofônicas no desenvolvimento da leitura. 2018. 124f. - Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS), Fortaleza (CE), 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31817 | - |
dc.description.abstract | This research aims to investigate the contribution of techniques of the phonics method to stimulate phonological awareness in order to facilitate the acquisition of graphophone relations and, consequently, to provide the development of reading skills in 3rd and 4th year students of elementary school I The main hypothesis is that the use of techniques of the phonic method, if used in mediations during reading teaching, can be effective in helping students to associate sounds with spelling, to decode words and even pseudowords. The objective is to elaborate and evaluate a didactic proposal of activities that can contribute to the development of phonological awareness in order to assist in reading learning. This study is based on neuroscience research in the reading process, teaching with the phonics method and intervention with activities that favor the formation of phonological awareness and facilitate the association of graphophonic rules. We analyzed data from twenty-one students distributed in five classes of the third and fourth year of elementary school. Students took a reading test and a phonological awareness test. Then the students of the first group participated in the mediations to form the phonological awareness and in the second group, the mediations helped in the formation of the phonological awareness and association of the gramophone rules. In the third group, also called the control group, the pre-tests and post-tests were compared without applying the aforementioned mediations. At the end of the interventions, the tests were reapplied and analyzed. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Aquisição da leitura | pt_BR |
dc.subject | Método fônico | pt_BR |
dc.subject | Regras grafofônicas | pt_BR |
dc.subject | Acquisition of reading | pt_BR |
dc.subject | Phonic method | pt_BR |
dc.title | Contribuição da consciência fonológica e das correspondências grafofônicas no desenvolvimento da leitura | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa tem por objetivo geral investigar a contribuição das técnicas do método fônico para estímulo da consciência fonológica a fim de facilitar a aquisição das relações grafofônicas e, consequentemente, proporcionar o desenvolvimento de habilidades da leitura em alunos do 3º e 4º ano do ensino fundamental I. A principal hipótese é a de que o uso de técnicas do método fônico, se utilizadas nas mediações durante o ensino da leitura, pode ser eficiente em auxiliar os alunos a associar os sons à grafia, descodificar vocábulos e até pseudopalavras. O objetivo é elaborar e avaliar uma proposta didática de atividades que pode contribuir no desenvolvimento da consciência fonológica a fim de auxiliar no aprendizado da leitura. Este estudo é baseado em pesquisas da neurociência no processo da leitura, no ensino com o método fônico e na intervenção com atividades que favoreçam a formação da consciência fonológica e facilitem a associação das regras grafofônicas. Foram analisados dados de vinte e um alunos distribuídos em cinco turmas do terceiro e quarto ano do ensino fundamental. Os alunos fizeram um teste de leitura e um teste de consciência fonológica. Em seguida, os alunos do primeiro grupo participaram das mediações para formação da consciência fonológica e no segundo grupo as mediações auxiliaram na formação da consciência fonológica e associação das regras grafofônicas. Já no terceiro grupo, também denominado grupo controle, os pré-testes e pós-testes foram comparados sem a aplicação das mediações supracitadas. Ao término das intervenções os testes foram reaplicados e analisados. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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