Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31781
Type: Dissertação
Title: Análise da efetividade dos gastos com educação nos municípios do Estado do Ceará
Authors: Cavalcante, Anderson Martins
Advisor: Corrêa, Márcio Veras
Keywords: Gasto com Educação;Qualidade da Educação;Dados em Painel
Issue Date: 2018
Citation: CAVALCANTE, Anderson Martins. Análise da efetividade dos gastos com educação nos municípios do Estado do Ceará. 2018. 43f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Economia Profissional, Fortaleza (CE), 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho objetivou analisar como os recursos investidos em educação pelos municípios do Estado do Ceará relacionam-se com a qualidade da educação prestada, medida em termos de desempenho no IDEB, taxas de promoção, retenção, evasão e distorção idade-série. Para tanto, foi utilizado um modelo de dados em painel balanceado com os 184 municípios cearenses entre 2007 e 2013. Os resultados sugerem que o gasto com educação no ensino básico relaciona-se positivamente com a qualidade educacional, tanto por um aumento de desempenho como por uma maior regularidade do fluxo escolar.
Abstract: This study aimed to analyze how the resources invested in education by the municipalities of the State of Ceará are related to the quality of education provided, measured in terms of performance in IDEB, Promotion, Retention, Evasion and Age-Series Distortion rates. For this, a balanced panel data model was used with the 184 municipalities of Ceará between 2007 and 2013. The results suggest that spending on education in basic education is positively related to the educational quality, both by an increase in performance and by the greater regularity of school flow.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31781
Appears in Collections:PEP - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_dis_amcavalcante.pdf1,02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.