Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3170
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Angela Terezinha de-
dc.contributor.authorSousa, Francisco das Chagas de Loiola-
dc.date.accessioned2012-07-11T16:15:08Z-
dc.date.available2012-07-11T16:15:08Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationSousa, F. C. L.; Souza, A.T. (2006)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3170-
dc.descriptionSOUSA, Francisco das Chagas de Loiola. A regulamentação do trabalho docente no Estado do Ceará na interface público/privado (1942/1962). 2006. 192f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2006.pt_BR
dc.description.abstractThe present thesis concerns the process of regulation of the teaching work in the State of Ceará, during the period from 1942 through 1962, in primary and secondary schools of both public and private network. The analysis has as the main focus the constitution of teaching in the ambit of the public sphere, that is, we investigated the way teaching constitutes itself publicly as a profession concerning the new educational reforms of nationalization of the Brazilian teaching system. Thus, we have approached questions related to the professionalism of the teaching activity under the angle of the public/private relations. It was used, as main sources, the educational legislation both federal and from the state, local newspapers and interviews with teachers who have worked in this area in the period investigated in this project. Among the conclusions, we have noted the foot that the regulation of the teaching work, by means of decrees, laws etc, has presented, occasionally, ambiguities and various contradictions, which had their origin in the influences of the private world (of close relatives, politicians and friends). In this sense, the educational politics presented, a more private than public face, whose economic and politic-electoral interests, with a great participation of the Catholic Church, penetrated the public sphere, as the example of the official financing of private schools, the customer activity and the politic favoritism in the magistrate.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectProfissionalizaçãopt_BR
dc.subjectPolítica da Educaçãopt_BR
dc.subjectEsfera públicapt_BR
dc.subjectTeaching workpt_BR
dc.subjectProfessionalismpt_BR
dc.subjectEducational Politicspt_BR
dc.subjectPublic spherept_BR
dc.subjectProfessores de ensino primário - Ceará - Condições sociais - 1942-1962pt_BR
dc.subjectProfessores de ensino primário - Salários,etc. - Ceará - 1942-1962pt_BR
dc.subjectProfessores de ensino primário - Salários,etc. - Ceará - 1942-1962pt_BR
dc.subjectProfessores de ensino secundário - Ceará - Condições sociais - 1942-1962pt_BR
dc.subjectProfessores de ensino secundário - Ceará - Condições sociais - 1942-1962pt_BR
dc.subjectProfessores de ensino secundário - Ceará - Atitudes - 1942-1962pt_BR
dc.subjectEscolas públicas - Ceará - 1942-1962pt_BR
dc.subjectEscolas particulares - Ceará - 1942-1962pt_BR
dc.subjectAjuda governamental às escolas particulares - Ceará - 1942-1962pt_BR
dc.subjectPolítica e educação - Ceará - 1942-1962pt_BR
dc.titleA regulamentação do trabalho docente no Estado do Ceará na interface público/privado (1942/1962)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente tese trata do processo de regulamentação do trabalho docente no Estado do Ceará, no período de 1942 a 1962, em escolas primárias e secundárias das redes pública e particular. As análises têm como foco principal a constituição do trabalho docente no âmbito da esfera pública, ou seja, indagamos como a docência foi se constituindo publicamente como uma profissão em face das reformas educacionais de nacionalização do sistema de ensino brasileiro. Desse modo, abordamos questões relacionadas à profissionalização da atividade docente sob o ângulo das relações público/privado. Foram utilizadas, como fontes principais, a legislação educacional estadual e federal, os jornais locais e as entrevistas com professores que exerceram o magistério no período aqui investigado. Dentre as conclusões, destacamos o fato de que a regulamentação do trabalho docente, por meio de decretos, leis etc., apresentava, não raras vezes, ambigüidades e contradições diversas, as quais tinham origem nas influências do mundo privado (de parentes próximos, políticos e amigos). Nesse sentido, tais políticas educacionais apresentavam, na prática, uma cara mais privada do que pública, cujos interesses econômicos e político-eleitorais, com grande participação da Igreja Católica, penetravam a esfera pública, a exemplo do financiamento oficial das escolas particulares, do clientelismo e do favoritismo político no magistério.pt_BR
dc.title.enThe regulation of the teaching work in the State of Ceará in the public/private interface (1942-1962)pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_Tese_fclsousa.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.