Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3167
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFelismino, Sandra Cordeiro-
dc.contributor.authorLima, Francisca das Chagas Silva-
dc.date.accessioned2012-07-11T15:06:43Z-
dc.date.available2012-07-11T15:06:43Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationLima, F. C. S. ; Felismino, S. C. (2007)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3167-
dc.descriptionLIMA, Francisca das Chagas Silva. A formação técnico-profissional face aos processos de reestruturação produtiva maranhense e as diretrizes educacionais. 2007. 215f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileria, Fortaleza-CE, 2007.pt_BR
dc.description.abstractThis word is parto f the complex debate over the worldwide econômicas transformacion that have been taking place in the recent decades, which gave reason to the developement and application to production, of various technologies that alongside the new organizacional patterns and the management of work procedures, led to educational reformations desd on the decad the 1990, that animed to adjust society’s educational system, so it would generate skilled workforce for the new reality. The assumptions that guide the usual technical education have been extensively analyzed. We focused on the Prof. Raimundo Franco Teixeira Operacional Unit, out of the Departament of SENAI/MA, and more specifically the Eletronics Thechnnician Training Departament. The actualization of such study involved students, tecnhnical supervisors, experts in education, assistants, the manager of such unit being studient, and Human Resources experts from the companies in which apprenticeship was taking place. We began by assuming that capitalism and the workforce’s goals are mutually antagnistic. We animed to understand the deterministic linear view that are projected upon workforce training, which priorize catering to production needs and human development in order to fulfill the capitalistic demands. To test our hypothesis,, we analyzed the current workforce training model, and we used the LDB 9.394/1996 guidelines, the impact, the meaning and the implications of the ideological struggeles that occur in today’s workforce training. We analizad the managers view of the workers’ education by studing recent douments belonings to the entrepreneurial associations and that led us to characterize their view as utilitarian once their ideal concept of techinical professional training is ono of exclusively tailored to cater to the demands of the market. Under this same light, we analysed the sylabuses of booth the educational Unit and the Electronics Technician Training Course. Both became the core o four analysis, in wrich we aimed to idendify their training standards and current priorities. We also strived to identify the challenges that inevitably beflall on schools that adopt such standards and priorities. The study confirmed our initial hypotesis that the limitations and anaccuracies inherent to the ongoning training model repeat past pratices uhich then and today, prevent meaningful breakthroughs in techinical training.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectProjeto Pedagógicopt_BR
dc.subjectConcepções de formação técnico-profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino profissional - Planejamentopt_BR
dc.subjectMercado de trabalho - Maranhãopt_BR
dc.subjectEnsino - Legislação - Brasipt_BR
dc.titleA formação técnico-profissional face aos processos de reestruturação produtiva maranhense e as diretrizes educacionaispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho insere-se no complexo debate das repercussões das transformações econômicas das últimas décadas – que motivaram o desenvolvimento e a aplicação de várias tecnologias aos processos produtivos industriais fazendo surgir novas formas de organização e gestão dos processos de trabalho –, sobre as diretrizes educacionais implementadas desde a década de 1990, realizadas com o objetivo de adequar a formação de mão-de-obra qualificada às necessidades requeridas por essa realidade. Apresenta-se o debate nacional e internacional acerca das transformações no mundo do trabalho. Analisam-se as repercussões do avanço científico e tecnológico sobre os cursos de formação profissional, além das prescrições legais da educação profissional para a formação. E por fim, discutem-se as concepções de formação profissional de nível técnico, tomando-se como campo específico de análise a Unidade Operacional Profº Raimundo Franco Teixeira, do Departamento Regional do SENAI/MA e, neste, o Curso de Eletroeletrônica. Partindo da hipótese de que os interesses entre capital e trabalho são essencialmente antagônicos, busca-se compreender a visão linear e determinista das concepções dirigidas à formação do trabalhador que privilegiam o desenvolvimento das capacidades humanas para efeito do atendimento dos requerimentos do capital. Para elucidação da hipótese levantada, examina-se o modelo de formação adotado pelo SENAI-MA, tendo por referência o conjunto de orientações contidas na LDB 9394/1996, bem como o impacto, o significado e as articulações na disputa ideológica presente na Educação Profissional na atualidade. Retoma-se o processo de constituição do discurso empresarial no que se refere à educação do trabalhador, priorizando-se a análise dos documentos mais recentes da entidade representativa dos empresários.pt_BR
dc.title.enTechnics Training faces the Maranhão states producion restructuring processes and education guidelinespt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_Tese_FCSLIMA.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.