Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31674
Tipo: TCC
Título : Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID: uma análise das perspectivas dos bolsistas da Física/UFC
Autor : Silva, Édio do Nascimento da
Tutor: Silva, Marcos Antônio Araújo da
Palabras clave : Formação de professores;Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID);Capacitação profissional;Física - Estudo e ensino
Fecha de publicación : 2014
Citación : SILVA, E. N. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID: uma análise das perspectivas dos bolsistas da Física/UFC. 2014. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho relata uma pesquisa feita na Universidade Federal do Ceará (UFC) com os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tendo como foco principal mostrar as perspectivas dos bolsistas do PIBID de Física e saber se entre os “pibidianos”, existe um compromisso com a carreira docente, além de evidenciar a contribuição do PIBID na formação dos participantes do projeto. Foram feitas pesquisas no site do PIBID, acessando relatórios de anos anteriores e em alguns livros e pdf sobre o ensino, dando ênfase à formação de professores. A principal fonte desse trabalho foi uma pesquisa feita com um questionário subjetivo, entregue aos participantes do PIBID de Física. Este questionário possui algumas questões relacionadas à sua participação no projeto PIBID com o objetivo de saber o que os bolsistas pensam sobre sua formação inicial. As respostas dos “pibidianos” foram analisadas e relacionadas com os objetivos do PIBID para parametrizar os resultados gerados pela pesquisa. Os dados geraram doze gráficos, representados nas figuras do Capítulo de Resultados e Discussões desse trabalho, que facilitam à compreensão do resultado da pesquisa, representando a quantidade de respostas semelhantes em termo de porcentagens. O resultado gerado pela pesquisa indica que a maioria dos bolsistas possui compromisso com o projeto PIBID e com o curso de licenciatura em Física, mas existem também alunos que não tomaram ainda uma decisão sobre sua carreira docente.
Abstract: This paper reports a survey conducted at the Federal University of Ceará (UFC) with fellows of the Institutional Program Initiation Grant to Teaching (PIBID) focusing mainly on the perspectives of PIBID fellows of Physics and whether among the "pibidianos" there is a commitment to the teaching profession, and also highlights the contribution of PIBID in the formation of the project participants. Research has been done in PIBID site by accessing previous years' reports and in some books and pdf about teaching, emphasizing the training of teachers. The main source of this study was a survey of a subjective questionnaire given to the participants of PIBID of Physics. This questionnaire has some issues related to their participation in PIBID project in order to know what scholars think about their initial training. The responses of "pibidianos" were analyzed and related to PIBID objectives to parameterize the results generated by the search. The data generated twelve graphics presented in the figures in Chapter Results and Discussion of this work, to facilitate understanding of the search result, represented the amount of responses in percentage term. The result generated by the research indicates that most scholars have compromise with the PIBID project and the undergraduate course in physics, but there are also students who have not yet taken a decision on his teaching career.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31674
Aparece en las colecciones: FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_tcc_ensilva.pdf740,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.