Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31664
Tipo: | TCC |
Título : | Análise das concepções espontâneas e da mudança conceitual de alunos de graduação: estudo de caso de uma disciplina de eletricidade com grande densidade de conteúdo e curta carga horária |
Autor : | Fiuza, Robney Freitas |
Tutor: | Coelho, Afrânio de Araújo |
Palabras clave : | Física - Estudo e ensino;Estratégias de aprendizagem;Software educacional;Eletricidade |
Fecha de publicación : | 2015 |
Citación : | FIUZA, R. F. Análise das concepções espontâneas e da mudança conceitual de alunos de graduação: estudo de caso de uma disciplina de eletricidade com grande densidade de conteúdo e curta carga horária. 2015. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho tem como objetivo, verificar se é possível a efetiva mudança conceitual de uma turma de alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará, na disciplina relacionada ao estudo de Eletricidade. Foi aplicada uma metodologia focada em simulações e aplicações de objetos de aprendizagem em sala de aula, em uma disciplina que possui alta densidade de conteúdo programático e curta carga horária. Metodologicamente, a pesquisa iniciou-se com uma busca das principais concepções alternativas referentes aos assuntos de Eletricidade, questões do pré-teste foram elaboradas e outras retiradas em literaturas existentes. Em seguida, ocorreu a aplicação de um questionário com o objetivo de coletar o maior número possível de alunos com concepções. Os resultados do pré-teste serviram de base para a orientação das aulas baseadas em simulações e para a criação de um pós-teste animado baseado no software Flash. O pós-teste animado confrontou em cada questão, as concepções iniciais encontradas no pré-teste com o conhecimento científico. Após a aplicação do pós-teste foram coletadas as respostas e analisadas individualmente para confrontar com as concepções iniciais e verificar se houve ou não alguma mudança conceitual. Concluiu-se, pelos resultados do pós-teste, que ocorreram mudanças conceituais e que a utilização de simulações e objetos de aprendizagem podem contribuir para uma efetiva mudança conceitual em disciplinas de Eletricidade com alta densidade de conteúdos e uma baixa carga horária. |
Abstract: | This study aims to determine whether the effective conceptual change of a class of students of Agronomy and Fishing Engineering, Federal University of Ceará in the discipline related to the study of electricity is possible. A methodology focused on simulations and learning objects applications in the classroom in a discipline that has a high density of curriculum and short course load was applied. Methodologically, research began with a search of the main misconceptions regarding the electricity issue, pretest questions were prepared and further withdrawals in existing literature. Then there was the application of a questionnaire in order to collect the largest possible number of students with concepts. The pre-test results were the basis for the orientation classes based on simulations and to create an animated post-test based on Flash software, confronted excited post-test in each issue the initial conceptions found in the pre-test scientific knowledge. After applying the posttest responses were collected and individually analyzed to confront the initial concepts and verify whether or not some conceptual change. It was concluded, the results of the post-test that occurred conceptual changes and the use of simulations and learning objects can contribute to an effective conceptual change in electricity disciplines with high density content and a low workload. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31664 |
Aparece en las colecciones: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_tcc_rffiuza.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.