Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31423
Tipo: | TCC |
Título : | O desenvolvimento do sistema de gestão escolar inserido em um ambiente que usa a aprendizagem cooperativa como metodologia de ensino: o "SIGE SCHOLA" |
Autor : | Nascimento, Amaro Valentim Silveira do |
Tutor: | Silva, Marcos Antônio Araújo |
Palabras clave : | Aprendizagem cooperativa;Programação;Sistema de gestão escolar;Física - Estudo e ensino |
Fecha de publicación : | 2017 |
Citación : | NASCIMENTO, A. V. S. O desenvolvimento do sistema de gestão escolar inserido em um ambiente que usa a aprendizagem cooperativa como metodologia de ensino: o "SIGE SCHOLA". 2017. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Resumen en portugués brasileño: | Neste trabalho discorremos sobre o desenvolvimento do Sistema de Gestão Escolar Schola (SIGE SCHOLA), mostrando o ambiente em que se insere desde sua criação até a sua implementação, assim como mudanças sofridas no processo. Essa plataforma de acompanhamento escolar foi criada na Escola Estadual de Ensino Profissional Alan Pinho Tabosa, precursora na utilização da metodologia da Aprendizagem Cooperativa aqui no Ceará, pelas mãos dos desenvolvedores Airton de Moura Ferreira, Amaro Valentim Silveira do Nascimento e Helder Henrique Andrade de Sousa. A utilização de programas para gestão escolar tem sido um tema pouco explorado como objeto de pesquisa educacional, sendo esta uma nova possibilidade. O sistema SIGE SCHOLA surgiu de forma espontânea, como uma proposta de enfrentamento de problemas relacionados ao gerenciamento de índices, notas e informações que surgiram na escola. Devido à dinâmica escolar, muitas atualizações e implementações foram feitas e continuam acontecendo. Visando uma maior adequação do sistema à realidade da escola e dos professores fizemos uma pesquisa de satisfação que é analisado neste trabalho. A pesquisa continha perguntas onde o entrevistado daria uma nota de 1 a 5, em números inteiros, expressando assim sua opinião sobre o sistema. Foi criado um formulário digital para facilitar a participação dos usuários. A análise dos dados foi feita após a confecção dos gráficos em colunas que mostram a quantidade e percentagem de quantos votaram em cada valor. Foi gerado um gráfico para cada pergunta do formulário. A fundamentação teórica do SIGE SCHOLA passa por diversos livros de psicologia, artigos de educação, grandes nomes da educação por estimulo como o Skiner, por exemplo, mostrando que o feedback é um poderoso motivador que pode estimular o aprendizado do aluno. Em vista disso, esta plataforma foi pensada a fim de tornar mais factível o objetivo da universalização e otimização do feedback. Verificamos uma ótima aceitação pelos professores. O que corrobora com a ideia de que esse sistema realmente foi feito por professores para professores. |
Abstract: | In this work we discuss the development of the Schola School Management System (SIGE SCHOLA), showing the environment from its creation to its implementation, as well as the changes undergone in the process. This school monitoring platform was created in the public State School of Professional Education Alan Pinho Tabosa, precursor in the use of Cooperative Learning methodology here in Ceará, by the hands of the developers Airton de Moura Ferreira, Amaro Valentim Silveira do Nascimento, and Helder Henrique Andrade de Sousa. The use of programs for school management has been an unexplored topic as a subject of educational research, and this is a new possibility. The SIGE SCHOLA system came out spontaneously, as a proposal to deal with problems related to the management of related indices, notes and information that appeared in school. Due to the school dynamics, many updates and implementations have been made and continue to happen. Aiming for a better adaptation of the system to the reality of the school and the teachers we did a satisfaction survey that is analyzed in this work. In the survey it is found questions where the respondent had to give a score between 1 to 5, in integers numbers, thus expressing their opinion about the system. A digital form has been created to facilitate the user participation. The analysis of the data was done after the graphs were drawn up in columns that show the quantity and percentage of those who voted in each value. A chart was generated for each question on the form. The theoretical basis of the SIGE SCHOLA goes through several psychology books, articles of education, great names of education by stimulus, such as Skiner, for example, showing that feedback is a powerful motivator that can stimulate student learning. In view of this, this platform was designed in order to make the goal of universalization and optimization of feedback more feasible. We found a great acceptance by teachers. This corroborates with the idea that this system was actually done by teachers for teachers. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31423 |
Aparece en las colecciones: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_avsnascimento.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.