Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3140
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarreto, Sônia Pereira-
dc.contributor.authorRodrigues, Francisco Antonio Alves-
dc.date.accessioned2012-07-10T14:15:18Z-
dc.date.available2012-07-10T14:15:18Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Francisco Antonio Alves. Instituto Coração de Estudante: educação e mudanças sociais, políticas e culturais em comunidades rurais em Pentecoste-Ceará. 2007. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza-CE, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3140-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectInstituto Coração de Estudante - Exames para admissãopt_BR
dc.subjectPrograma de Educação em Células cooperativaspt_BR
dc.subjectEnsino supletivo - Cipó(Pentecoste,CE)pt_BR
dc.subjectEnsino supletivo - Canafístula(Apuiarés,CE)pt_BR
dc.subjectEstudantes - Cipó(Pentecoste,CE) - Condições sociaispt_BR
dc.subjectEstudantes - Canafístula(Apuiarés,CE) - Condições sociaispt_BR
dc.titleInstituto Coração de Estudante: educação e mudanças sociais, políticas e culturais em comunidades rurais em Pentecoste-Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs dificuldades de acesso à educação dos segmentos sociais menos favorecidos economicamente, sobretudo dos moradores da zona rural brasileira, têm se constituído, historicamente, como fator preponderante para a manutenção do analfabetismo, bem como da ínfima taxa de escolaridade registrada entre essa população, em especial na região Nordeste. Tal situação também reflete a subserviência da população diante de um sistema político caracterizado pela ação autoritária e centralizadora. A presente dissertação analisa as ressonâncias sociais, políticas e culturais do trabalho educacional desenvolvido pelo Instituto Coração de Estudante, através do Programa de Educação em Células Cooperativas, em comunidades rurais nos municípios de Pentecoste e Apuiarés, no estado do Ceará. A pretensão da instituição é possibilitar o acesso à escolaridade básica e ao ensino universitário a jovens e adultos de comunidades rurais que, no caso deste estudo, são as comunidades de Cipó e Canafístula. Pretende, também, desenvolver uma prática educativa politizada, voltada à compreensão da realidade, facultando aos estudantes ferramentas para uma participação mais ativa e qualificada em suas comunidades. Estaria o Instituto atingindo suas metas e os objetivos entre os sujeitos participantes de suas atividades? Em relação ao ingresso de estudantes na universidade, os resultados são inequívocos; mas, quanto à politização pretendida pela instituição, depreende-se que essa sinaliza para práticas ora tradicionais, ora progressistas. As práticas educativas do Instituto proporcionam aos estudantes espaços de participação, apontando para a elevação dos valores democráticos, da solidariedade e do aprendizado da cidadania.pt_BR
dc.title.enHeart Institute of Students: education and social change, political and cultural life in rural communities in Ceara-Pentecostept_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_Dis_FAARODRIGUES.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.