Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3140
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Barreto, Sônia Pereira | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Francisco Antonio Alves | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-10T14:15:18Z | - |
dc.date.available | 2012-07-10T14:15:18Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Francisco Antonio Alves. Instituto Coração de Estudante: educação e mudanças sociais, políticas e culturais em comunidades rurais em Pentecoste-Ceará. 2007. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza-CE, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3140 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Instituto Coração de Estudante - Exames para admissão | pt_BR |
dc.subject | Programa de Educação em Células cooperativas | pt_BR |
dc.subject | Ensino supletivo - Cipó(Pentecoste,CE) | pt_BR |
dc.subject | Ensino supletivo - Canafístula(Apuiarés,CE) | pt_BR |
dc.subject | Estudantes - Cipó(Pentecoste,CE) - Condições sociais | pt_BR |
dc.subject | Estudantes - Canafístula(Apuiarés,CE) - Condições sociais | pt_BR |
dc.title | Instituto Coração de Estudante: educação e mudanças sociais, políticas e culturais em comunidades rurais em Pentecoste-Ceará | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | As dificuldades de acesso à educação dos segmentos sociais menos favorecidos economicamente, sobretudo dos moradores da zona rural brasileira, têm se constituído, historicamente, como fator preponderante para a manutenção do analfabetismo, bem como da ínfima taxa de escolaridade registrada entre essa população, em especial na região Nordeste. Tal situação também reflete a subserviência da população diante de um sistema político caracterizado pela ação autoritária e centralizadora. A presente dissertação analisa as ressonâncias sociais, políticas e culturais do trabalho educacional desenvolvido pelo Instituto Coração de Estudante, através do Programa de Educação em Células Cooperativas, em comunidades rurais nos municípios de Pentecoste e Apuiarés, no estado do Ceará. A pretensão da instituição é possibilitar o acesso à escolaridade básica e ao ensino universitário a jovens e adultos de comunidades rurais que, no caso deste estudo, são as comunidades de Cipó e Canafístula. Pretende, também, desenvolver uma prática educativa politizada, voltada à compreensão da realidade, facultando aos estudantes ferramentas para uma participação mais ativa e qualificada em suas comunidades. Estaria o Instituto atingindo suas metas e os objetivos entre os sujeitos participantes de suas atividades? Em relação ao ingresso de estudantes na universidade, os resultados são inequívocos; mas, quanto à politização pretendida pela instituição, depreende-se que essa sinaliza para práticas ora tradicionais, ora progressistas. As práticas educativas do Instituto proporcionam aos estudantes espaços de participação, apontando para a elevação dos valores democráticos, da solidariedade e do aprendizado da cidadania. | pt_BR |
dc.title.en | Heart Institute of Students: education and social change, political and cultural life in rural communities in Ceara-Pentecoste | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_Dis_FAARODRIGUES.pdf | 2,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.