Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3140
Tipo: Dissertação
Título: Instituto Coração de Estudante: educação e mudanças sociais, políticas e culturais em comunidades rurais em Pentecoste-Ceará
Título em inglês: Heart Institute of Students: education and social change, political and cultural life in rural communities in Ceara-Pentecoste
Autor(es): Rodrigues, Francisco Antonio Alves
Orientador: Barreto, Sônia Pereira
Palavras-chave: Instituto Coração de Estudante - Exames para admissão;Programa de Educação em Células cooperativas;Ensino supletivo - Cipó(Pentecoste,CE);Ensino supletivo - Canafístula(Apuiarés,CE);Estudantes - Cipó(Pentecoste,CE) - Condições sociais;Estudantes - Canafístula(Apuiarés,CE) - Condições sociais
Data do documento: 2007
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: RODRIGUES, Francisco Antonio Alves. Instituto Coração de Estudante: educação e mudanças sociais, políticas e culturais em comunidades rurais em Pentecoste-Ceará. 2007. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza-CE, 2007.
Resumo: As dificuldades de acesso à educação dos segmentos sociais menos favorecidos economicamente, sobretudo dos moradores da zona rural brasileira, têm se constituído, historicamente, como fator preponderante para a manutenção do analfabetismo, bem como da ínfima taxa de escolaridade registrada entre essa população, em especial na região Nordeste. Tal situação também reflete a subserviência da população diante de um sistema político caracterizado pela ação autoritária e centralizadora. A presente dissertação analisa as ressonâncias sociais, políticas e culturais do trabalho educacional desenvolvido pelo Instituto Coração de Estudante, através do Programa de Educação em Células Cooperativas, em comunidades rurais nos municípios de Pentecoste e Apuiarés, no estado do Ceará. A pretensão da instituição é possibilitar o acesso à escolaridade básica e ao ensino universitário a jovens e adultos de comunidades rurais que, no caso deste estudo, são as comunidades de Cipó e Canafístula. Pretende, também, desenvolver uma prática educativa politizada, voltada à compreensão da realidade, facultando aos estudantes ferramentas para uma participação mais ativa e qualificada em suas comunidades. Estaria o Instituto atingindo suas metas e os objetivos entre os sujeitos participantes de suas atividades? Em relação ao ingresso de estudantes na universidade, os resultados são inequívocos; mas, quanto à politização pretendida pela instituição, depreende-se que essa sinaliza para práticas ora tradicionais, ora progressistas. As práticas educativas do Instituto proporcionam aos estudantes espaços de participação, apontando para a elevação dos valores democráticos, da solidariedade e do aprendizado da cidadania.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3140
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_Dis_FAARODRIGUES.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.