Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31364
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Ortografia: estratégias verificadas em crianças e adultos
Autor(es): Moreira, Nadja da Costa Ribeiro
Palavras-chave: Ortografia;Regras ortográficas;Pseudopalavras;Informação fonológica;Informação ortográfica
Data do documento: 1999
Instituição/Editor/Publicador: Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Lingüísticos do Nordeste)
Citação: Moreira, N. C. R. (1999)
Resumo: Dentre as várias fontes de informação a que recorremos ao ortografar são comumente citadas a fonológica, a ortográfica, a de informação específica da palavra (Dreyer, Luke e Melican, 1995). Recorrendo à fonte fonológica destinamos grafemas aos fonemas detectados na pronúncia da palavra, o que exige habilidade de segmentação fonêmica, habilidade considerada de desenvolvimento precoce. Recorrendo à informação ortográfica selecionamos os grafemas de acordo com o nosso conhecimento das regularidades e dos padrões gráficos, prescritos pelas convenções e restrições de um sistema ortográfico particular. Recorrendo à informação específica da palavra, selecionamos, dentre grafemas alternativos, aqueles não previsíveis quer pela informação fonológica, quer pela ortográfica, mas legitimados pela ortografia para a escrita da palavra. [...]
Descrição: MOREIRA, Nadja da Costa Ribeiro. Ortografia: estratégias verificadas em crianças e adultos. Revista do GELNE (Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste), Fortaleza, ano 1, n. 1, p. 102-107, 1999.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31364
ISSN: 1517-7874
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1999_art_ncrmoreira.pdf90,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.