Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31364
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Ortografia: estratégias verificadas em crianças e adultos |
Autor : | Moreira, Nadja da Costa Ribeiro |
Palabras clave : | Ortografia;Regras ortográficas;Pseudopalavras;Informação fonológica;Informação ortográfica |
Fecha de publicación : | 1999 |
Editorial : | Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Lingüísticos do Nordeste) |
Citación : | Moreira, N. C. R. (1999) |
Resumen en portugués brasileño: | Dentre as várias fontes de informação a que recorremos ao ortografar são comumente citadas a fonológica, a ortográfica, a de informação específica da palavra (Dreyer, Luke e Melican, 1995). Recorrendo à fonte fonológica destinamos grafemas aos fonemas detectados na pronúncia da palavra, o que exige habilidade de segmentação fonêmica, habilidade considerada de desenvolvimento precoce. Recorrendo à informação ortográfica selecionamos os grafemas de acordo com o nosso conhecimento das regularidades e dos padrões gráficos, prescritos pelas convenções e restrições de um sistema ortográfico particular. Recorrendo à informação específica da palavra, selecionamos, dentre grafemas alternativos, aqueles não previsíveis quer pela informação fonológica, quer pela ortográfica, mas legitimados pela ortografia para a escrita da palavra. [...] |
Descripción : | MOREIRA, Nadja da Costa Ribeiro. Ortografia: estratégias verificadas em crianças e adultos. Revista do GELNE (Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste), Fortaleza, ano 1, n. 1, p. 102-107, 1999. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31364 |
ISSN : | 1517-7874 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
1999_art_ncrmoreira.pdf | 90,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.