Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3126
Type: Dissertação
Title: Recuperação da aprendizagem na disciplina matemática mediante jogos: experiência com alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública cearense.
Authors: Leão, Dóris Sandra Silva
Advisor: Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Keywords: Jogos no ensino da matemática - Cascavel(CE);Aprendizagem;Matemática(Ensino médio) - Estudo e ensino - Cascavel(CE)
Issue Date: 2009
Publisher: http://www.teses.ufc.br
Citation: LEÃO, Dóris Sandra Silva . Recuperação da aprendizagem na disciplina matemática mediante jogos: experiência com alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública cearense. 2009. 127f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2009.
Abstract in Brazilian Portuguese: A presente pesquisa objetiva contribuir com a reflexão acerca da importância da recuperação da aprendizagem como estratégia fundamental para o equilíbrio dos processos de ensino e de aprendizagem e para o ajuste idade-série, haja vista os baixos indicadores de desempenho escolar detectados nas avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação do Ceará – SPAECE. Para isso, implementou-se uma proposta interventiva de recuperação mediante jogos pedagógicos, na disciplina Matemática, com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública cearense. Na fundamentação teórica, a temática da recuperação da aprendizagem escolar foi abordada em uma relação dialógica entre o que disciplinam a legislação educacional vigente, as diretrizes e orientações do MEC/SEDUC e os preceitos de estudiosos como Perrenoud (1999, 2000, 2001), Hadji (2001), Hoffman (2001), Luckesi (2001), Sousa (1995) e Vasconcelos (1995) - expressos pelas dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar. Com relação ao emprego de jogos pedagógicos como estratégia de ensino, a pesquisa baseou-se nos estudos anteriores de Brenelli (1996), Kuenzer (org) (2001), Macedo, Petty e Passos (2000), Maranhão (1991), Moysés (1997) e Huizinga (1971). Utilizou-se como estratégia de pesquisa, com base nas contribuições de Cervo (2007), Gil (1999), Silva (1998), Lüdke e Marli (1986) e Yin (2005), o estudo de caso exploratório, em uma abordagem qualiquantitativa, com o propósito de testar e avaliar a proposta de recuperação da aprendizagem, mediante a utilização de jogos pedagógicos como recurso metodológico. Os resultados indicam ser possível despertar o interesse dos alunos pela Matemática, servindo-se de uma metodologia que estimule a ludicidade, a autoestima discente, o trabalho em grupo e a contextualização dos conteúdos. A análise dos dados evidenciou, especialmente, a melhoria da aprendizagem discente, com suporte na eficácia da recuperação da aprendizagem. Titulação: Mestre em Educação
Abstract: The present research aims to contribute to a reflexion about the importance of learning recovery as a fundamental strategy to the balance of teaching-learning process and for setting age-grade, according to the low school performance indicators identified in the Permanent System Evaluation of Ceará Education avaliations. Because of this, it was implemented an intervencional proposal of recovery through pedagogical games, in Math subject, with students from 1st year of high school at a Ceará public school. Based on the theory, the recovery issue of school learning was approached in a satisfatory relationship between the subject that the current educational legislation, the directives and guidelines from MEC/SEDUC and the judgments of studious as Perrenoud (1999, 2000, 2001), Hadji (2001), Hoffman (2001), Luckesi (2001), Sousa (1995), and Vasconcelos (1995), punctuated by the difficulties faced in the school routine. In relation to the use of educational games as a strategy of teaching, the research based itself on earlier studies of de Brenelli (1996), Kuenzer (2001), Macedo, Petty and Passos (2000), Maranhão (1991), Moysés (1997) and Huizinga (1971).Used as research strategy, based on the contributions of Cervo (2007), Gil (1999), Silva (1998), Lüdke and Marli (1986) and Yin (2005), the exploratory case study in a qualitative and quantitative approach, with the purpose the purpose of testing and evaluating the learning recovery proposed through the use of pedagogical games as a metodological resource.The results indicate that it`s possible to awaken students`interest in Mathematics, making use of a metodology that encourage the playfulness, the students self-esteem, the group work and the contextualization subjects. Data analysis showed especially, a better result of student learning from the effectiveness of learning recovery.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3126
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_Dis_DSSLeao.pdf750,16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.