Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3122
Tipo: Dissertação
Título : Padre Osvaldo Carneiro Chaves: os caminhos da docência.
Título en inglés: Priest Osvaldo Carneiro Chaves: the ways of the teaching
Autor : Oliveira, Joan Edesson
Tutor: Bezerra, José Arimatéa Barros
Palabras clave : Chaves, Osvaldo Carneiro,1923-;Educadores - Ceará - Biografia;Biografia;Padre Osvaldo Chaves;Exemplaridade educativa;Priest Osvaldo Chaves
Fecha de publicación : 2006
Editorial : http://www.teses.ufc.br
Citación : Oliveira, Joan Edesson. Padre Osvaldo Carneiro Chaves: os caminhos da docência. 2006. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza-CE, 2006.
Resumen en portugués brasileño: Trata da biografia do padre Osvaldo Carneiro Chaves, sacerdote nascido no município da Granja no ano de 1923 e que, durante quase três décadas, foi professor no Seminário da Betânia e no Colégio Sobralense, em Sobral, Ceará. Aborda a trajetória docente do padre Osvaldo, entre os anos de 1952 e 1980, quando o mesmo se aposentou como professor. Construído a partir de entrevistas e depoimentos do padre Osvaldo e dos seus ex-alunos, traça um perfil da docência desse personagem, buscando entender quem era esse professor, como era a sua sala de aula, e que ensinamentos a sua trajetória pode trazer para os professores de hoje e para os alunos dos cursos de formação de professores, futuros professores. Embora reconstitua toda a trajetória do padre Osvaldo, desde a sua infância, suas primeiras experiências escolares, sua entrada no seminário até a sua ordenação e o desenrolar do seu trabalho pastoral até os dias de hoje, a preocupação central do trabalho é com a trajetória docente do padre Osvaldo, esse período compreendido entre os anos de 1952 e 1980. Partindo da trajetória do padre Osvaldo apresentada por ele próprio em várias entrevistas faz, a seguir, um recorte para a sua trajetória docente, onde as falas do professor são postas em diálogo com as falas dos seus ex-alunos. A partir daí, explora as contradições entre as falas, procurando as contradições e o que elas refletem do biografado, para depois buscar, na sua trajetória como professor, a “exemplaridade educativa”, tentando entender o que esse professor tem a dizer aos professores de hoje e aos alunos dos cursos de formação de professores.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3122
Aparece en las colecciones: PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2006_Dis_JEOliveira.pdf854,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.