Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31166
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Arena conta Zumbi e o Brasil do Negro |
Authors: | Belfante, Diego Bezerra |
Keywords: | Ensino de história do Brasil;Cultura afro-brasileira;Arena conta zumbi |
Issue Date: | 2014 |
Citation: | BELFANTE, Diego Bezerra. Arena conta Zumbi e o Brasil do Negro. In: ENCONTRO INTERNACIONAL. HISTÓRIA, MEMORIA, ORALIDADE E CULTURA, 2., 01 a 04 de dezembro de 2014, Fortaleza. Anais.... Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 2014. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | As músicas podem contar e conter reflexões sobre a história. Com base nesse principio é possível utilizar músicas como ferramenta para o ensino de História. Não que as narrativas das canções possam ser tomadas em toda sua literalidade. Mas com base nelas um professor pode suscitar reflexões em seus alunos. Pensando nesse uso de canções como ferramenta didática o presente trabalho propõe a utilização das canções do musical Arena conta Zumbi como instrumento para instigar nos alunos meditações sobre o papel do negro na história e sociedade brasileira. Problematizando temas como a escravidão, os significados histórico-sociais da liberdade. Partindo das canções de Edu Lobo para o musical Arena conta Zumbi e de trechos da peça como gatilho para levar para sala de aula discussões sobre África, africanidade e cultura afro-brasileira. A necessidade de se trazer tais temas para sala de aula não se apenas devido a lei 10639/03, mas sobre tudo devido a questões relativas a problematização de nossa realidade na tentativa da superação de preconceitos e busca da construção de uma sociedade mais igual. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31166 |
ISSN: | 2317-2657 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DHIS - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_dbbelfante.pdf | 267,58 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.