Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31166
Tipo: Artigo de Evento
Título: Arena conta Zumbi e o Brasil do Negro
Autor(es): Belfante, Diego Bezerra
Palavras-chave: Ensino de história do Brasil;Cultura afro-brasileira;Arena conta zumbi
Data do documento: 2014
Citação: BELFANTE, Diego Bezerra. Arena conta Zumbi e o Brasil do Negro. In: ENCONTRO INTERNACIONAL. HISTÓRIA, MEMORIA, ORALIDADE E CULTURA, 2., 01 a 04 de dezembro de 2014, Fortaleza. Anais.... Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 2014.
Resumo: As músicas podem contar e conter reflexões sobre a história. Com base nesse principio é possível utilizar músicas como ferramenta para o ensino de História. Não que as narrativas das canções possam ser tomadas em toda sua literalidade. Mas com base nelas um professor pode suscitar reflexões em seus alunos. Pensando nesse uso de canções como ferramenta didática o presente trabalho propõe a utilização das canções do musical Arena conta Zumbi como instrumento para instigar nos alunos meditações sobre o papel do negro na história e sociedade brasileira. Problematizando temas como a escravidão, os significados histórico-sociais da liberdade. Partindo das canções de Edu Lobo para o musical Arena conta Zumbi e de trechos da peça como gatilho para levar para sala de aula discussões sobre África, africanidade e cultura afro-brasileira. A necessidade de se trazer tais temas para sala de aula não se apenas devido a lei 10639/03, mas sobre tudo devido a questões relativas a problematização de nossa realidade na tentativa da superação de preconceitos e busca da construção de uma sociedade mais igual.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31166
ISSN: 2317-2657
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DHIS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_dbbelfante.pdf267,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.