Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31161
Tipo: Artigo de Evento
Título : Vivendo à Margem: solidariedade e hábitos alimentares nas memórias operárias (Fortaleza, anos 1980-1990)
Autor : Araújo, Jormana Maria Pereira
Palabras clave : Hábitos alimentares;Operários fabris;Solidariedade
Fecha de publicación : 2014
Citación : ARAÚJO, Jormana Maria Pereira. Vivendo à Margem: solidariedade e hábitos alimentares nas memórias operárias (Fortaleza, anos 1980-1990). In: ENCONTRO INTERNACIONAL. HISTÓRIA, MEMORIA, ORALIDADE E CULTURA, 2., 01 a 04 de dezembro de 2014, Fortaleza. Anais.... Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 2014.
Resumen en portugués brasileño: O presente artigo analisa no cotidiano do mundo do trabalho, aspectos relativos à solidariedade e hábitos alimentares dos operários e operárias da fábrica de tecidos Santa Cecília, em Fortaleza, ao final dos anos de 1980 e início de 1990. Através da longa jornada de fome e sede destacadas em suas memórias, buscou-se apreender através da metodologia da História Social do Trabalho, o modo de sobreviver, a consistência da dieta operária, as relações estabelecidas entre trabalhadores, e destes, com os comerciantes do bairro onde estava instalada a fábrica. Vale destacar que no momento em que o Estado do Ceará vai se tornando pólo da produção industrial têxtil, as contradições se fazem presentes desde a ausência de refeitório do interior daquele Cotonifício, obrigando seus trabalhadores a buscarem reposição das energias para o trabalho e a vida nos alimentos presentes na venda mais próxima.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31161
ISSN : 2317-2657
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DHIS - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_eve_jmparaujo.pdf532,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.