Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31083
Tipo: TCC
Título : Desempenho social corporativo: um estudo sobre o nível de divulgação dos resultados das empresas da BM&FBovespa
Autor : Aragão, Vanessa Barroso
Tutor: Garcia, Editinete Andre da Rocha
Palabras clave : Responsabilidade social da empresa;Desempenho
Fecha de publicación : 2014
Citación : ARAGÃO, Vanessa Barroso. Desempenho social corporativo: um estudo sobre o nível de divulgação dos resultados das empresas da BM&FBovespa. 2014. 19 p. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2014.
Resumen en portugués brasileño: O presente artigo tem como objetivo evidenciar informações sobre investimentos sociais e em como estas são processadas abrangendo enfoques analíticos de seu resultado, pelas 9 empresas que participam do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), nas edições de 2005 a 2012. O estudo tem como base de seu referencial teórico a Teoria dos Stakeholders, Desempenho Social Corporativo, Accountability e GRI. Para tanto, a pesquisa adotou uma perspectiva descritiva, realizada por meio da análise de conteúdo. Foram analisadas informações divulgadas nos Relatórios de Sustentabilidade do GRI referentes ao ano de 2012, discriminando as informações sociais de acordo com as políticas, programas e impactos sociais divulgados pelas empresas. Os principais resultados encontrados demonstram uma tendência das empresas em atender prioritariamente às necessidades dos colaboradores e também preocupação em promover práticas sociais que influenciem na melhor relação da empresa com seus stakeholders. A empresa que obteve destaque com o melhor desempenho social foi a Natura. Conclui-se que, apesar da divulgação positiva de informações sociais, falta ás empresas o controle dos resultados de suas políticas e programas sociais.
Abstract: This article aims to show information about social investment and how these are evidenced as well as its result, in nine companies that take part in the Corporate Sustainability Index (ISE) in the editions from 2005 to 2012. The study was based on their theoretical Stakeholder Theory, Corporate Social Performance, Accountability and GRI. For both, the research adopted a descriptive approach, performed through the content analysis. Information disclosed in the GRI Sustainability Reporting for the year 2012 were analyzed, discriminating social information in accordance with the policies, programs and social impacts disclosed by the companies. The main results show a tendency of companies to meet priority needs of employees and the concern on promoting social practices that influence the best company's relationship with its stakeholders. The company that was highlighted with better social performance was Natura. We conclude that, in despite of positive disclosure of social information to companies, there’s a lack in the control of the results of their social policies and programs.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31083
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_tcc_vbaragão.pdf153,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.