Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31041
Tipo: TCC
Título : Discutindo a relação entre a Internacionalização e o desempenho no contexto brasileiro: análise das maiores companhias abertas do Brasil
Autor : Menezes, Isadora Furtado
Tutor: Vasconcelos, Alessandra Carvalho de
Palabras clave : Desempenho;Empresas;Globalização
Fecha de publicación : 2014
Citación : MENEZES, Isadora Furtado. Discutindo a relação entre a Internacionalização e o desempenho no contexto brasileiro: análise das maiores companhias abertas do Brasil. 2014. 17 p. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2014.
Resumen en portugués brasileño: Objetivou-se analisar, neste estudo, a interação entre as estratégias de internacionalização e o desempenho, especificamente no grupo das maiores companhias de capital aberto do Brasil, de acordo com a Revista Exame Melhores e Maiores (Edição 2013), tomando-se a abordagem contingencial como pressuposto teórico básico à adaptação rumo ao desempenho. Descritivo, documental e sob abordagem quantitativa, foram empregados o Teste de Mann-Whitney e a Análise de Correspondência (Anacor). Foi demandada a realização de análise de conteúdo à etapa de coleta dos dados referentes às estratégias de internacionalização. Consideraram-se como variáveis da inserção internacional das firmas: (i) internacionalização do capital social; (ii) internacionalização das receitas; (iii) internacionalização dos mercados; e (iv) a emissão de ADRs como meio de internacionalização. Ao desempenho, empregaram-se os retornos: (i) dos ativos – Return on Assets (ROA); e (ii) do patrimônio líquido – Return on Equity (ROE). A amostra abarcou 99 empresas, tendo como período de análise o ano de 2012. Os resultados demonstraram que: (i) há diferentes graus de inserção internacional pelas empresas, sendo a dispersão geográfica das instalações a estratégia mais frequente e a emissão de ADRs a menos comum; (ii) São distintas e acentuadas as discrepâncias de desempenho, comparando-se empresas exclusivamente nacionais e empresas internacionalizadas, sendo significativas essas diferenças no escopo das estratégias de internacionalização do capital, exportação e emissão de títulos ao mercado norte-americano; (iii) Considera-se haver associação negativa, entre os graus de inserção internacional e os retornos das empresas brasileiras analisadas. Conclui-se que, no contexto brasileiro, a elevada inserção internacional da empresas, devido a inúmeros fatores adaptativos, pode estar resultando na corrosão do desempenho.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31041
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_tcc_ifmenezes.pdf474,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.