Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31003
Tipo: TCC
Título : Programa de educação fiscal: uma análise das atividades desenvolvidas na Prefeitura Municipal de Aquiraz
Autor : Duarte, Alan Dias
Tutor: Machado, Marcus Vinícius Veras
Palabras clave : Educação financeira - Aquiraz (CE);Cidadania - Aquiraz (CE)
Fecha de publicación : 2014
Citación : DUARTE, Alan Dias. Programa de educação fiscal: uma análise das atividades desenvolvidas na Prefeitura Municipal de Aquiraz. 2014. 77 p. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2014.
Resumen en portugués brasileño: A educação fiscal configura-se como um instrumento de inclusão social na medida em que busca conscientizar a sociedade para o exercício da cidadania. Dessa forma, o presente estudo buscou analisar as ações executadas pela Prefeitura Municipal de Aquiraz para promover a educação fiscal de crianças e adolescentes. Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e qualitativa com a utilização das pesquisas bibliográfica e documental, além de estudo de caso, que teve como objeto o Programa de Educação Fiscal de Aquiraz. A coleta de dados ocorreu por meio da realização de entrevista com a direção do Programa e da aplicação de questionários aos alunos e professores participantes. Após a análise dos dados, concluiu-se que as diversas ações voltadas para o desenvolvimento da educação fiscal em Aquiraz contribuem para a formação de alunos mais conscientes e participantes na sociedade. Além disso, verificou-se que, apesar dos bons resultados obtidos, a continuidade dessas ações está diretamente ligada à consolidação do Programa de Educação Fiscal.
Abstract: Tax education configures itself as an instrument for social inclusion in that it seeks to educate the society to the exercise of citizenship. Thus, the present study searched to analyze the actions taken by the municipality of Aquiraz to promote tax education of children and adolescents. It is characterized as a descriptive and qualitative research with the use of bibliographic and documentary research, in addition to the case study, which had as its object the Tax education program of Aquiraz. Data collection occurred through the realization of interview with the direction of the program and the application of questionnaires to students and teachers participating. After data analysis, it was concluded that the various actions directed to the development of the tax education in Aquiraz contributes to the formation of a more conscious students and participants in society. In addition, it was found that, in spite of the good results obtained, the continuity of these actions is directly linked to the consolidation of Tax Education Program.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31003
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_tcc_ adduarte.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.