Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRodrigues, Maxweel Veraspt_BR
dc.contributor.authorGurgel, Nadsa Maria Cid-
dc.date.accessioned2011-04-28T13:07:34Z-
dc.date.available2011-04-28T13:07:34Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationGURGEL, Nadsa Maria Cid. Biblioteca universitária e ensino superior: em busca de um alinhamento estratégico. Fortaleza, CE: 2010. 105 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza-CE, 2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30-
dc.description.abstractBefore the current economic and technological demands of the knowledge associated with the lack of literature regarding the management of university libraries, the intent of this study is to produce an evaluation model for university libraries, based on the key principle of alignment Balanced Scorecard (BSC) led to the synergy of actions of library policies for undergraduate teaching institutions of higher learning. The proposed method was developed in seven phases that aim at knowing the guidelines at the courses described in the project's educational course in oceanography, the vision of the faculty of the institution, student's perceptions in relation to products and services and its critical success factors. The expected outcomes relate to personnel, products and services, technological structure, physical structure and organization of collections, the critical success factors of the library, management and evaluation, highlighting the need for a library committed to the assimilation of the systemic view of Universitypt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiblioteca Universitáriapt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectGestão do Conhecimentopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.titleBiblioteca Universitária e ensino superior: em busca de um alinhamento estratégicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAnte as atuais exigências tecnológicas e econômicas da sociedade do conhecimento, associadas à carência de literatura a respeito da gestão de bibliotecas universitárias, o intento deste estudo é o de produzir um modelo de avaliação para as bibliotecas universitárias, baseado no princípio-chave de alinhamento do Balanced Scorecard (BSC), dirigido à sinergia das ações das bibliotecas às políticas de ensino de graduação das instituições de ensino superior. O método proposto foi elaborado em sete fases que objetivam conhecer as diretrizes dos cursos descritas no projeto pedagógico do curso de oceanografia, a visão do corpo docente da instituição, a percepção dos estudantes em relação a produtos e serviços e os seus fatores críticos de sucesso. Os resultados esperados dizem respeito à pessoal, a produtos e serviços, a estrutura tecnológica, estrutura física e organização de acervos, a fatores críticos de sucesso da biblioteca, gestão e avaliação, evidenciando a necessidade de uma biblioteca comprometida com a assimilação da visão sistêmica da Universidadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:BU - Dissertações defendidas na UFC
LABOMAR - Dissertações defendidas na UFC
POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_dis_nmcgurgel.pdf553,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.