Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Maxweel Veras | pt_BR |
dc.contributor.author | Gurgel, Nadsa Maria Cid | - |
dc.date.accessioned | 2011-04-28T13:07:34Z | - |
dc.date.available | 2011-04-28T13:07:34Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | GURGEL, Nadsa Maria Cid. Biblioteca universitária e ensino superior: em busca de um alinhamento estratégico. Fortaleza, CE: 2010. 105 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza-CE, 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30 | - |
dc.description.abstract | Before the current economic and technological demands of the knowledge associated with the lack of literature regarding the management of university libraries, the intent of this study is to produce an evaluation model for university libraries, based on the key principle of alignment Balanced Scorecard (BSC) led to the synergy of actions of library policies for undergraduate teaching institutions of higher learning. The proposed method was developed in seven phases that aim at knowing the guidelines at the courses described in the project's educational course in oceanography, the vision of the faculty of the institution, student's perceptions in relation to products and services and its critical success factors. The expected outcomes relate to personnel, products and services, technological structure, physical structure and organization of collections, the critical success factors of the library, management and evaluation, highlighting the need for a library committed to the assimilation of the systemic view of University | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca Universitária | pt_BR |
dc.subject | Administração | pt_BR |
dc.subject | Gestão do Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.title | Biblioteca Universitária e ensino superior: em busca de um alinhamento estratégico | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Ante as atuais exigências tecnológicas e econômicas da sociedade do conhecimento, associadas à carência de literatura a respeito da gestão de bibliotecas universitárias, o intento deste estudo é o de produzir um modelo de avaliação para as bibliotecas universitárias, baseado no princípio-chave de alinhamento do Balanced Scorecard (BSC), dirigido à sinergia das ações das bibliotecas às políticas de ensino de graduação das instituições de ensino superior. O método proposto foi elaborado em sete fases que objetivam conhecer as diretrizes dos cursos descritas no projeto pedagógico do curso de oceanografia, a visão do corpo docente da instituição, a percepção dos estudantes em relação a produtos e serviços e os seus fatores críticos de sucesso. Os resultados esperados dizem respeito à pessoal, a produtos e serviços, a estrutura tecnológica, estrutura física e organização de acervos, a fatores críticos de sucesso da biblioteca, gestão e avaliação, evidenciando a necessidade de uma biblioteca comprometida com a assimilação da visão sistêmica da Universidade | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | BU - Dissertações defendidas na UFC LABOMAR - Dissertações defendidas na UFC POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_dis_nmcgurgel.pdf | 553,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.