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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3075
Tipo: | Dissertação |
Título : | O aprendizado da vontade e as dores do mundo |
Título en inglés: | Learning to desire and the pains of the world |
Autor : | Lima, Dalton Oscar Walbruni |
Tutor: | Vasconcelos, José Gerardo |
Palabras clave : | Vontade;Dor;Education;Will;Pain;Schopenhauer,Arthur,1788-1860.O mundo como vontade e representação - Crítica e interpretação;Schopenhauer,Arthur,1788-1860 - Contribuições em educação;Educação - Filosofia |
Fecha de publicación : | 2011 |
Editorial : | http://www.teses.ufc.br |
Citación : | LIMA, Dalton Oscar Walbruni. O aprendizado da vontade e as dores do mundo. 2011. 198f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011. |
Resumen en portugués brasileño: | Em linhas gerais a pergunta fundamental do texto é: pensar em educação segundo Schopenhauer é falar de não educação em Schopenhauer? O estudo que se segue trata do aprendizado da vontade no que diz respeito a sua relação com o mundo. As dores do mundo são de fundamental importância para que a vontade tome consciência de si e se negue. O pensamento de Schopenhauer defende a ideia de que pela negação dos prazeres é possível a supressão da desgraça universal que é o sofrimento. A vontade consiste na raiz metafísica do mundo e configura-se o fundamento de todas as dores do mundo e quando ela se objetiva é para satisfazer os seus desejos inconscientes. A sublimação da música faz com que a vontade por alguns instantes fique extasiada e se elevando temporariamente acima dos fenômenos consiga distanciar-se dos sofrimentos. Mas a música é a partitura no tempo, não é possível ficar ai por mundo tempo e logo que a ilusão cessa as dores retornam novamente. O aprendizado que a vontade consegue extrair da música não é suficiente para suprimir as dores e Schopenhauer acredita que só pela resignação seja possível extirpar de uma vez todos os nossos sofrimentos e conseguirmos chegar a um estágio de negação total de si. O aprendizado da vontade ocorre quando ela chega a esse estado de total ascetismo. Ao longo da pesquisa são feitas várias perguntas no tocante, por exemplo, ao ato de resignar-se ser uma ação educativa como pensava Durkheim? O aprendizado da vontade é um ato educativo, já que é uma ação prática exercida sobre o próprio corpo? Então, pensar a educação em Schopenhauer é falar de não educação em Schopenhauer? |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3075 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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