Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3072
Tipo: Dissertação
Título: Qualificar para a diversidade: avaliação da necessidade de formação continuada para professores na escola inclusiva
Título em inglês: Qualify for the diversity: assessment of need for continuing education for teachers in schools inclusive
Autor(es): Mendes, Debora Lucia Lima Leite
Orientador: Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Palavras-chave: Avaliação de Programas;Formação de Professores;Programs evaluation;Teachers’ formation;Inclusive education.;Inclusão escolar - Fortaleza(CE);Professores de educação especial - Formação - Fortaleza(CE);Professores de educação especial - Fortaleza(CE) - Atitudes;Professores de educação especial - Educação(Educação permanente) - Fortaleza(CE)
Data do documento: 2007
Instituição/Editor/Publicador: http://www.teses.ufc.br
Citação: MENDES, Debora Lucia Lima Leite. Qualificar para a diversidade: avaliação da necessidade de formação continuada para professores na escola inclusiva. 2007. 110f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2007.
Resumo: O presente estudo objetivou investigar quais as necessidades formativas dos educadores das escolas da rede pública estadual da cidade de Fortaleza; se estão satisfeitos com a formação que possuem ou com a formação que obtiveram em serviço e, consequentemente, se são aptos para o atendimento educativo de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs). Para tanto, apresentou uma revisão de literatura referente à história da Educação Especial, à importância da Educação Inclusiva, da Formação Continuada de professores e da avaliação de programas de formação, conduzindo então a uma reflexão mais aprofundada quanto ao atendimento de pessoas com NEEs em sala de aula regular. Neste trabalho, foi adotada a investigação quali-quantitativa, na forma de uma pesquisa exploratória, que abordou as experiencias cotidianas dos professores. Como instrumento, foi aplicado um questionário semi-estruturado na escola, com a apresentação de opiniões pessoais dos professores sobre a própria formação continuada. A amostra foi selecionada intencionalmente, em conformidade com a natureza do estudo: finita, foi constituida por professores de Ensino Fundamental de escolas da rede pública estadual de Fortaleza que atendiam alunos com NEEs em sala de aula regular, perfazendo um total de 64 sujeitos. Os dados coletados enfatizaram a preocupação dos professores com a qualidade do atendimento prestado aos educandos com NEEs em sala de aula regular, perfazendo um total de 64 sujeitos. Os dados coletados enfatizaram a preocupação dos professores com a qualidade do atendimento prestado aos educandos com NEEs. Os resultados indicaram que desejam cursos de formação continuada com ampla abordagem de conceitos que possibilitem desde a identificação e/ou diagnóstico das NEEs até métodos de ensino voltados para a prática cotidiana do professor.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3072
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_Dis_DLLLeite.pdf527,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.