Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30618
Tipo: TCC
Título : Gamificação e engajamento organizacional: avaliação de um programa de gestão de viagens corporativas
Autor : Barros, Magda Edwirges Nobre Silva
Tutor: Murakami, Luiz Carlos
Palabras clave : Engajamento organizacional;Jogos;Gamificação;Viagens de negócios
Fecha de publicación : 2017
Citación : BARROS, Magda Edwirges Nobre Silva. Gamificação e engajamento organizacional: avaliação de um programa de gestão de viagens corporativas. 2017. 74 f. TCC (graduação em Administração ) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2017.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho intitulado “Gamificação e engajamento organizacional: avaliação de um programa de gestão de viagens corporativas” teve como objetivo geral analisar a contribuição da gamificação no engajamento dos funcionários para a melhoria da gestão de viagens. E possui como objetivos específicos: Investigar o problema que conduziu à aplicação da gamificação; descrever as etapas da implementação dos elementos de gamificação presentes; comparar o cumprimento da política de viagens antes e após a implantação da gamificação e avaliar sua evolução; e analisar o nível de engajamento dos viajantes corporativos com relação ao programa de gamificação denominado Viajante Consciente. Adotou-se a pesquisa de cunho exploratório com abordagem qualitativa, tendo como método o estudo de caso. Os dados foram coletados por meio da realização de entrevista com os funcionários de um Departamento de Viagens e viajantes corporativos da empresa analisada. A pesquisa baseou-se em registros internos da empresa analisada. Obteve-se como resultados que o programa de gamificação neste caso pode ter contribuído para a redução do percentual de solicitações de viagens fora do prazo de antecedência, assim como também reduziu os custos com viagens em geral, decorrentes da economia em passagens aéreas e tarifas hoteleiras
Abstract: The present work entitled "Gamification and organizational engagement: evaluation of a corporate travel management program" had as general objective to analyze the contribution of gamification in employee engagement to the improvement of travel management. And has as specific objectives: to investigate the problem that led to the application of gamification; describe the steps in the implementation of the elements of gamification gifts; compare the compliance with the travel policy before and after the implantation of gamification and evaluate your evolution; and analyze the level of engagement of the corporate travelers about the gamification program called Conscious Traveler. Adopted the exploratory nature research with qualitative approach, with the case study method. The data were collected by means of conducting an interview with the staff of a Department corporate travelers and travel company. The research was based on the company's internal records. It was obtained as a result that the gamification program in this case may have contributed to the reduction of the percentage of expired travel requests in advance, as well as reduced travel costs in General, stemming from the economy in airfares and hotel rates
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30618
Aparece en las colecciones: ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_tcc_mensbarros.pdf976,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.