Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30618
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMurakami, Luiz Carlos-
dc.contributor.authorBarros, Magda Edwirges Nobre Silva-
dc.date.accessioned2018-03-27T14:59:55Z-
dc.date.available2018-03-27T14:59:55Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBARROS, Magda Edwirges Nobre Silva. Gamificação e engajamento organizacional: avaliação de um programa de gestão de viagens corporativas. 2017. 74 f. TCC (graduação em Administração ) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30618-
dc.description.abstractThe present work entitled "Gamification and organizational engagement: evaluation of a corporate travel management program" had as general objective to analyze the contribution of gamification in employee engagement to the improvement of travel management. And has as specific objectives: to investigate the problem that led to the application of gamification; describe the steps in the implementation of the elements of gamification gifts; compare the compliance with the travel policy before and after the implantation of gamification and evaluate your evolution; and analyze the level of engagement of the corporate travelers about the gamification program called Conscious Traveler. Adopted the exploratory nature research with qualitative approach, with the case study method. The data were collected by means of conducting an interview with the staff of a Department corporate travelers and travel company. The research was based on the company's internal records. It was obtained as a result that the gamification program in this case may have contributed to the reduction of the percentage of expired travel requests in advance, as well as reduced travel costs in General, stemming from the economy in airfares and hotel ratespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEngajamento organizacionalpt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectViagens de negóciospt_BR
dc.titleGamificação e engajamento organizacional: avaliação de um programa de gestão de viagens corporativaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho intitulado “Gamificação e engajamento organizacional: avaliação de um programa de gestão de viagens corporativas” teve como objetivo geral analisar a contribuição da gamificação no engajamento dos funcionários para a melhoria da gestão de viagens. E possui como objetivos específicos: Investigar o problema que conduziu à aplicação da gamificação; descrever as etapas da implementação dos elementos de gamificação presentes; comparar o cumprimento da política de viagens antes e após a implantação da gamificação e avaliar sua evolução; e analisar o nível de engajamento dos viajantes corporativos com relação ao programa de gamificação denominado Viajante Consciente. Adotou-se a pesquisa de cunho exploratório com abordagem qualitativa, tendo como método o estudo de caso. Os dados foram coletados por meio da realização de entrevista com os funcionários de um Departamento de Viagens e viajantes corporativos da empresa analisada. A pesquisa baseou-se em registros internos da empresa analisada. Obteve-se como resultados que o programa de gamificação neste caso pode ter contribuído para a redução do percentual de solicitações de viagens fora do prazo de antecedência, assim como também reduziu os custos com viagens em geral, decorrentes da economia em passagens aéreas e tarifas hoteleiraspt_BR
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_mensbarros.pdf976,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.