Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3042
Type: Dissertação
Title: A educação e a ideologia da empregabilidade: formando para o (des)emprego
Title in English: La educación y la ideología de la empleabilidad: formando para el (des)empleo
Authors: Freres, Helena de Araújo
Advisor: Rabelo, Josefa Jackline
Keywords: Trabalho;Empregabilidade;Ideologia;Educación;Trabajo;Empleabilidad;Ideología;Educação para o trabalho;Força de trabalho - efeito da educação;Desemprego;Capital (economia);Capitalismo;Programa Educação para Todos;Educação e Estado - Brasil;Política industrial - Brasil
Issue Date: 2008
Publisher: http://www.teses.ufc.br
Citation: FRERES, Helena de Araújo. A educação e a ideologia da empregabilidade: formando para o (des)emprego. 2008. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2008.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho pretende analisar os vínculos existentes entre a educação e a ideologia da empregabilidade. Para alcançarmos esse fim, utilizaremos como referencial teórico a ontologia marxiana porque ela nos possibilita apreender a essência dos fenômenos em sua totalidade. Partimos da categoria trabalho porque o homem somente se constituiu como ser social através dessa atividade fundante e porque o trabalho é o modelo de toda práxis social. A educação é, pois, um complexo social fundado pelos próprios homens para contribuir com a sua reprodução social, mas que sob a égide do capital, ela se transformou numa atividade a serviço, preponderantemente, da classe dominante ao disseminar os valores dessa classe para que ela se mantenha enquanto classe dominante. A partir da década de 70, do século XX, a educação foi posta como a panacéia que resolveria os problemas da humanidade, inclusive o problema do desemprego estrutural. Assim, a ideologia da empregabilidade é utilizada como um mecanismo ideológico poderoso que incute nas mentes dos trabalhadores de que é de sua responsabilidade estarem ou não incuídos no mercado de trabalho. Para conseguirem uma ocupação no mercado formal e se manterem nele, precisam estar em constante formacão, alimentando, dessa forma, a ilusória crença na educação como propulsora do desenvolvimento social e pessoal, além de fomentar o grande negócio que se tornou a educação.
Abstract in Spanish: Este trabajo tiene como reto analizar los vínculos entre la educación y la ideología de la empleabilidad. Para alcanzarmos ese fin, utilizaremos como referencial teórico la ontología marxiana porque ella nos posibilita aprehender la esencia de los fenómenos en su totalidad. Partimos de la categoría trabajo porque el hombre solamente se constituyó como ser social a través de esa actividad que funda este ser y porque el trabajo es el modelo de toda praxis humana. La educación, pues, es una actividad fundada por los hombres para contribuir con sua reproducción social, pero que, em la sociedad capitalista, ella se transformó en una actividad a servicio, com preponderancia, de la clase dominante al diseminar los valores de esa clase para que ella se conserve como clase dominante. A partir de los años de 70, del siglo XX, la educación fue puesta como la panaceia que resolvería los problemas de la humanidad, también el problema del desempleo estructural. Así, la ideología de la empleabilidad es utilizada como uno mecanismo ideológico poderoso que inculca en las mentes de los trabajadores de que es de su responsabilidad estaren o no incluidos en el mercado de trabajo. Para conquistaren una ocupación en el mercado formal y se mantenerem en ella, necesitan estar en constante formación, alimentando, de esa forma, la ilusoria creencia en la educación como propulsora del desarollo social y personal, alimentando también el gran negocio que se volvió la educación.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3042
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008_Dis_HAFreres.pdf891,25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.