Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3039
Tipo: | Dissertação |
Título : | Educação de jovens e adultos e a evasão escolar: o caso do Instituto Federal do Ceará - campus de Fortaleza. |
Título en inglés: | Education of young people and adults and school-evasion:case of the Federal Institute of Ceará - Fortaleza campus. |
Autor : | Rocha, Wellington Moreira da |
Tutor: | Souza, José Ribamar Furtado de |
Palabras clave : | Dropping out of School;PROEJA;Instituto Federal;Ensino profissional;Evasão;Federal Institute;Evasão escolar na educação de adultos – Fortaleza(CE);Instituto Federal do Ceará(Fortaleza,CE) |
Fecha de publicación : | 2011 |
Editorial : | http://www.teses.ufc.br |
Citación : | ROCHA, Wellington Moreira da. Educação de jovens e adultos e a evasão escolar: o caso do Instituto Federal do Ceará - campus de Fortaleza. 2011. 155 F. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011. |
Resumen en portugués brasileño: | Esta dissertação procurou identificar os fatores que influenciaram, mais fortemente, os alunos evadidos dos cursos de nível médio integrados à formação profissional na modalidade EJA, no Instituto Federal do Ceará (IFCE) - campus de Fortaleza. Na busca de aumentar as chances de encontrar respostas mais confiáveis e consistentes, procurou-se trabalhar com todos os segmentos envolvidos no processo pedagógico: evadidos, alunos, professores, administradores e pedagoga. A pesquisa se caracterizou como um estudo de caso, empírica, do tipo explicativa, descritiva, e pretendeu analisar: a) o desenvolvimento do currículo, b) a dinâmica do relacionamento professor/aluno, c) as condições de infraestrutura do IFCE para o bom desempenho dos cursos e d) as questões de maior relevância que motivam o abandono por parte do aluno. O procedimento metodológico da investigação decorreu no recorte temporal entre 2009 e 2011 e se realizou em três tempos e formas: pesquisa bibliográfica, documental e de campo, subsidiadas pelas técnicas de grupo focal, de observação participante e de entrevistas semiestruturadas, junto aos segmentos investigados. Buscando uma fundamentação para os possíveis achados, foi feita uma revisão sobre as trajetórias da EJA e do ensino profissional no Brasil, caracterizou-se o IFCE, e realizou-se uma rápida incursão sobre o IFCE - campus de Fortaleza, o seu PROEJA e em particular sobre o perfil de seus alunos. Considerou-se como fundamentos teóricos, trabalhos de Makarenko (1987), Freire (2000) e (2001), Bourdieu (1992), McLaren (1992), os trabalhos de Haddad (2000), Kuenzer (1997), Frigotto (2005), Ciavatta (2008), de Oliveira (2003), de Andriola (2003), Almeida (2008), Marconatto (2009) entre outros. Obteve-se pela técnica da análise de conteúdo, um total de 580 recortes das falas dos participantes, destacando-se 188 (32,41%) para as questões relacionadas à prática pedagógica, 163 (28,10%) relacionados à evasão, 161 (27,76%) relacionados à permanência e 68 (11,72%) relacionados à infraestrutura. Na análise do conjunto de recortes, do perfil dos alunos e das observações realizadas, constatou-se que os “fatores internos” relacionados à instituição tiveram uma prevalência bastante acentuada no aumento da evasão naquele campus. |
Abstract: | In this work, we aimed at identifying the stronger factors that contributed to the dropping out of high school integrated to the professional education. The analyzed sample group belongs to the EJA modality at Federal Institute of Ceará (IFCE) – Fortaleza Campus. In order to improve the probabilities of finding more reliable and consistent answers, we worked with all involved segments in the pedagogical process: current ones and students that drop out, teachers, administrative staff and the pedagogue. This research was defined as an empirical case study with descriptive and explanatory features. Moreover, we intended to analyze: a) the composition of the curriculum, b) the dynamic of the relationship between teacher and student, c) the infrastructure conditions of the IFCE regarding the good performance of the course, and d) the more relevant issues which motivate the student to abandon the course. The methodological process of investigation, composed of three phases, occurred sequentially from 2009 to 2011. Summarily, these phases were: bibliographic, documental, and field researches, helped by techniques of focus group; participative observations; and semi-structured surveys along the investigated segments. With the purpose of founding our possible findings, we made a review about the history of the EJA and of the professional education in Brazil. Additionally, we defined the IFCE’s aspects, its PROEJA system, and, particularly, its students. Considered as theorical, work of Makarenko (1987), Freire (2000) and (2001), Bourdieu (1992), McLaren (1992), the work of Haddad (2000), Kuenzer (1997), Frigotto (2005), Ciavatta (2008), Oliveira (2003), of Andriola (2003), Almeida (2008) and Marconatto (2009), among others. From content analysis, we obtained speech samples of participants, distinguishing 188 (32.41%) for questions related to pedagogical practice, 163 (28.10%) related to dropping out, 161 (27.76%) related to permanence and 68 (11.72%) related to infrastructure. Based on the speech samples, students’ profile, and overall observations, it was found that the "internal factors" from the institution had a high contribution to dropping out of that campus. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3039 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_Dis_WMRocha.pdf | 2,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.