Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30247
Tipo: Artigo de Evento
Título : O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) como ferramenta de Autopromoção do Estado Novo
Autor : Cidade, Giulianne Moraes
Tutor: Belmino, Sílvia Helena
Palabras clave : Propaganda estatal;Estado novo;Getúlio Vargas;Departamento de Imprensa e Propaganda
Fecha de publicación : 2015
Citación : Cidade, G. M.; Belmino, S. H. (2015)
Resumen en portugués brasileño: A censura exercida durante o primeiro governo de Getúlio Vargas é tema recorrente ao falar do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) – órgão do Estado Novo responsável por gerenciar a comunicação do período. O artigo em questão busca trazer um foco pouco contemplado de análise do DIP: o da autopromoção do Estado Novo realizada por meio dele. O objetivo da pesquisa é identificar os instrumentos de comunicação para a realização da autopromoção do governo de Getúlio, utilizando como metodologia a pesquisa bibliográfica baseada nos estudos de CAPELATO (2009), LEVINE (2001), e MELO (1981), o que auxiliará no processo de embasamento teórico do meu trabalho de conclusão de curso. É constatado que, apesar de um governo tipicamente autoritário, Getúlio conquistou o apoio e a confiança do povo graças à soma da propaganda política estatal a uma série de políticas públicas destinadas à experiência imediata das massas.
Descripción : CIDADE, Giulianne Moraes; BELMINO, Sílvia Helena. O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) como ferramenta de Autopromoção do Estado Novo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. 38, Rio de Janeiro, 4 a 7 de set. 2015., Rio de Janeiro. Anais...,Rio de Janeiro: Intercom, 2015.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30247
ISSN : 2175-4683
Aparece en las colecciones: ICA - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_eve_gmcidade.pdf111,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.