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Tipo: Artigo de Evento
Título: O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) como ferramenta de Autopromoção do Estado Novo
Autor(es): Cidade, Giulianne Moraes
Orientador: Belmino, Sílvia Helena
Palavras-chave: Propaganda estatal;Estado novo;Getúlio Vargas;Departamento de Imprensa e Propaganda
Data do documento: 2015
Citação: Cidade, G. M.; Belmino, S. H. (2015)
Resumo: A censura exercida durante o primeiro governo de Getúlio Vargas é tema recorrente ao falar do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) – órgão do Estado Novo responsável por gerenciar a comunicação do período. O artigo em questão busca trazer um foco pouco contemplado de análise do DIP: o da autopromoção do Estado Novo realizada por meio dele. O objetivo da pesquisa é identificar os instrumentos de comunicação para a realização da autopromoção do governo de Getúlio, utilizando como metodologia a pesquisa bibliográfica baseada nos estudos de CAPELATO (2009), LEVINE (2001), e MELO (1981), o que auxiliará no processo de embasamento teórico do meu trabalho de conclusão de curso. É constatado que, apesar de um governo tipicamente autoritário, Getúlio conquistou o apoio e a confiança do povo graças à soma da propaganda política estatal a uma série de políticas públicas destinadas à experiência imediata das massas.
Descrição: CIDADE, Giulianne Moraes; BELMINO, Sílvia Helena. O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) como ferramenta de Autopromoção do Estado Novo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. 38, Rio de Janeiro, 4 a 7 de set. 2015., Rio de Janeiro. Anais...,Rio de Janeiro: Intercom, 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30247
ISSN: 2175-4683
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