Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30178
Type: Artigo de Evento
Title: Jornal estudantil como espaço público de participação: uma reflexão a partir de Hannah Arendt
Authors: Sousa, Alexandre Nunes de
Keywords: Jornal estudantil;Democracia;Hannah Arend
Issue Date: 2011
Citation: Sousa, A. N. (2011)
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo tem por objetivo promover uma reflexão acerca do jornal estudantil não apenas como uma ferramenta pedagógica em seu sentido estrito, mas também como um formador de espaços públicos e democráticos de cidadania nas escolas. Para tanto foi utilizado como fio condutor de análise o pensamento da filósofa alemã Hannah Arendt. O estudo empírico aqui exposto foi realizado junto à experiência da ONG cearense “Comunicação e Cultura” e aos jornais que a mesma fomenta nas instituições de ensino da cidade de Maracanaú. Foram analisadas as edições de três destes jornais: Liberdade Jovem, O verbo, GAMPH. As reivindicações dos jornais pelo direito à fala, à opinião e à participação na gestão da política pública mostram-se como resultados desta experiência.
Description: SOUSA, Alexandre Nunes de. Jornal estudantil como espaço público de participação: uma reflexão a partir de Hannah Arendt. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 13, Maceió, 15-17 jun. 2011. Anais... Maceió: Intercom, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30178
ISSN: 2177-790X
Appears in Collections:ICA - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_dis_ansousa.pdf256,21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.