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dc.contributor.authorSousa, Alexandre Nunes de-
dc.date.accessioned2018-03-08T18:23:46Z-
dc.date.available2018-03-08T18:23:46Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationSousa, A. N. (2011)pt_BR
dc.identifier.issn2177-790X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30178-
dc.descriptionSOUSA, Alexandre Nunes de. Jornal estudantil como espaço público de participação: uma reflexão a partir de Hannah Arendt. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 13, Maceió, 15-17 jun. 2011. Anais... Maceió: Intercom, 2011.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJornal estudantilpt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectHannah Arendpt_BR
dc.titleJornal estudantil como espaço público de participação: uma reflexão a partir de Hannah Arendtpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo tem por objetivo promover uma reflexão acerca do jornal estudantil não apenas como uma ferramenta pedagógica em seu sentido estrito, mas também como um formador de espaços públicos e democráticos de cidadania nas escolas. Para tanto foi utilizado como fio condutor de análise o pensamento da filósofa alemã Hannah Arendt. O estudo empírico aqui exposto foi realizado junto à experiência da ONG cearense “Comunicação e Cultura” e aos jornais que a mesma fomenta nas instituições de ensino da cidade de Maracanaú. Foram analisadas as edições de três destes jornais: Liberdade Jovem, O verbo, GAMPH. As reivindicações dos jornais pelo direito à fala, à opinião e à participação na gestão da política pública mostram-se como resultados desta experiência.pt_BR
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