Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2973
Tipo: | Tese |
Título: | Construção de novos projetos pedagógicos para a formação de professores: registros de um percurso |
Autor(es): | Passos, Carmensita Matos Braga |
Orientador: | Albuquerque, Luiz Botelho |
Palavras-chave: | Universidade Federal do Ceará - Currículos;Currículos - Mudança - Fortaleza(CE);Universidade Federal do Ceará - Currículos;Recontextualização e Hibridismo;Formação de Professores;Projeto Pedagógico;Pedagogic Projects;hybridism |
Data do documento: | 2007 |
Instituição/Editor/Publicador: | http://www.teses.ufc.br |
Citação: | PASSOS, Carmensita Matos Braga. Construção de novos projetos pedagógicos para a formação de professores: registros de um percurso. 2007. 224f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2007. |
Resumo: | Este trabalho é um registro da trajetória da elaboração dos novos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Ceará, realizada em atendimento às exigências legais e sociais atualmente postas à formação do professor. A investigação teve como objetivo analisar o percurso da elaboração dos novos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura da UFC e identificar os fatores que caracterizaram esse processo. O percurso metodológico da investigação tomou por base o enfoque qualitativo, configurando-se mais especificamente como um estudo de caso, cujos dados foram coletados mediante observação participante e de entrevistas semi-estruturadas, tendo como sujeitos professores e coordenadores dos cursos de licenciatura e integrantes da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará. O percurso de elaboração dos projetos pedagógicos das licenciaturas caracterizou-se pelo conflito entre duas concepções de formação docente: uma reducionista, centrada nos conteúdos específicos, e outra que pretende superar esse reducionismo, conferindo identidade própria à docência. Esse embate compreendeu relações de poder descentralizadas, oriundas de várias direções, e constituídas nas relações internas dos cursos e permeadas de elementos afetivos, simbólicos, interativos, que se misturam com os posicionamentos epistemológicos, filosóficos e científicos. A combinação desses fatores adquiriu “alquimia” única em cada curso, originando formas híbridas de apropriação das mudanças pretendidas. O estudo revelou também que o alcance dessas mudanças demanda condições para sua efetivação. Sem esquecer das condições físicas (instalações, material didático, bibliografia), o estudo enfatizou a importância da formação continuada para os formadores como condição indispensável para a exeqüibilidade das propostas curriculares. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2973 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_Tese_CMBPassos.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.