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dc.contributor.advisorAlbuquerque, Luiz Botelho-
dc.contributor.authorPassos, Carmensita Matos Braga-
dc.date.accessioned2012-07-04T14:19:35Z-
dc.date.available2012-07-04T14:19:35Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationPASSOS, Carmensita Matos Braga. Construção de novos projetos pedagógicos para a formação de professores: registros de um percurso. 2007. 224f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2973-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Ceará - Currículospt_BR
dc.subjectCurrículos - Mudança - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Ceará - Currículospt_BR
dc.subjectRecontextualização e Hibridismopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectProjeto Pedagógicopt_BR
dc.subjectPedagogic Projectspt_BR
dc.subjecthybridismpt_BR
dc.titleConstrução de novos projetos pedagógicos para a formação de professores: registros de um percursopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho é um registro da trajetória da elaboração dos novos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Ceará, realizada em atendimento às exigências legais e sociais atualmente postas à formação do professor. A investigação teve como objetivo analisar o percurso da elaboração dos novos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura da UFC e identificar os fatores que caracterizaram esse processo. O percurso metodológico da investigação tomou por base o enfoque qualitativo, configurando-se mais especificamente como um estudo de caso, cujos dados foram coletados mediante observação participante e de entrevistas semi-estruturadas, tendo como sujeitos professores e coordenadores dos cursos de licenciatura e integrantes da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará. O percurso de elaboração dos projetos pedagógicos das licenciaturas caracterizou-se pelo conflito entre duas concepções de formação docente: uma reducionista, centrada nos conteúdos específicos, e outra que pretende superar esse reducionismo, conferindo identidade própria à docência. Esse embate compreendeu relações de poder descentralizadas, oriundas de várias direções, e constituídas nas relações internas dos cursos e permeadas de elementos afetivos, simbólicos, interativos, que se misturam com os posicionamentos epistemológicos, filosóficos e científicos. A combinação desses fatores adquiriu “alquimia” única em cada curso, originando formas híbridas de apropriação das mudanças pretendidas. O estudo revelou também que o alcance dessas mudanças demanda condições para sua efetivação. Sem esquecer das condições físicas (instalações, material didático, bibliografia), o estudo enfatizou a importância da formação continuada para os formadores como condição indispensável para a exeqüibilidade das propostas curriculares.pt_BR
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