Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29726
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Posse e propriedade da terra no Brasil: das cerimônias de posse à propriedade privada da terra
Autor(es): Mota, Maria Sarita
Palavras-chave: Cerimônias de posse;Posse;Propriedade da Terra;Ceremonies of possession
Data do documento: 2008
Instituição/Editor/Publicador: Trajetos Revista de História UFC
Citação: MOTA, Maria Sarita. Posse e propriedade da terra no Brasil: das cerimônias de posse à propriedade privada da terra. Trajetos - Revista de História da UFC, Fortaleza, v. 6, n. 11, p. 139-159, jun. 2008.
Resumo: A concepção moderna da propriedade plena que se consolida no século XIX nas sociedades latino-americanas, sobretudo no caso brasileiro, tem nas suas origens uma iconografia da terra - fruto do imaginário social dos primeiros conquistadores e seus sucessores. São imagens (signos, símbolos, crenças) que representavam determinadas noções (estereotipadas) e negavam a alreridade dos habitantes das terras descobertas. A partir de uma comparação entre as formas de apossamento das terras no Novo Mundo baseadas nas cerimônias de posse que simbolizaram a tomada de poder por cada nação europeia no momento da Conquista, argumenta-se que as instituições econômicas e jurídicas que se constituíram através dessas práticas costumeiras definiram as relações entre posse e propriedade da terra no Brasil até a Constituição de 1824 e a Lei de Terras de 1850.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29726
ISSN: 1676-3033
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGH - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_art_msmota.pdf10,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.