Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29686
Type: TCC
Title: As abordagens das histórias em quadrinhos de um livro didático do 5º ano do ensino fundamental
Authors: Cortez, Ariane Brandão
Advisor: Melo, Claudiana Maria Nogueira de
Keywords: Abordagens das histórias em quadrinhos;HQs;Livro didático;Pedagogia
Issue Date: 2017
Citation: CORTEZ, Ariane Brandão. As abordagens das histórias em quadrinhos de um livro didático do 5º ano do ensino fundamental. 2017. 44f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017.
Abstract in Brazilian Portuguese: A pesquisa teve como objetivo investigar sobre as abordagens das Histórias em Quadrinhos, mais conhecidas como HQs de um determinado livro didático de língua portuguesa do 5º ano, visando analisar como as HQs são apresentadas e aplicadas nesse suporte de texto, avaliando assim, como é feito o trabalho de escrita e leitura sobre esse gênero textual. A metodologia aplicada foi de caráter qualitativo, do tipo documental. A referida investigação foi realizada com o livro Português Linguagens 5º ano, da editora Atual, 2014. Os dados e informações obtidas pela análise do livro foram relacionados com a literatura estudada, dentre eles Ramos (2010), Vergueiro (2012), Maria Lins (2008), Bakhtin (1997) e Mendonça (2010). Os resultados evidenciaram que a aplicação das histórias em quadrinhos no livro didático estudado, tratam de temas sobre cotidiano escolar e familiar, relacionamentos afetivos, acontecimentos vividos, etc, e que na maior parte das vezes, os focos das atividades estão voltados principalmente para os conteúdos curriculares de gramática, ortografia e interpretação de texto, e também na aplicação das atividades, não identificamos menções aos autores das histórias em quadrinhos e também nenhuma referência ou introdução ao gênero textual, demonstrando assim, um distanciamento acerca das propostas indicadas para se trabalhar com HQs na sala de aula.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29686
Appears in Collections:PEDAGOGIA - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_tcc_abcortez.pdf2,16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.